Páginas

sexta-feira, 8 de outubro de 2010

(MUNDIAL) Brasil busca vitória para ir à final em Roma


Roma é o cenário perfeito para um grande duelo. E neste SÁBADO (09.10), o ginásio Palalottomatica, com capacidade para 10.700 torcedores, será o “Coliseu” do confronto entre Brasil e Itália pelas semifinais do Campeonato Mundial masculino de vôlei, a partir das 16 horas (horário de Brasília), com transmissão ao vivo do canal Sportv. Antes, às 12 horas, Cuba e Sérvia estarão em quadra brigando por uma vaga na decisão. A final do Mundial será neste DOMINGO (10.10), às 16 horas.

O ponteiro Murilo, eleito melhor jogador das duas competições que o Brasil disputou na atual temporada – Liga Mundial e Torneio Hubert Jerzeg Wagner -, e destaque da seleção brasileira nas estatísticas no Mundial, demonstra bem este espírito lutador. “Aqui somos todos guerreiros, todos os dias. Quero muito essa vitória para defender o título”.

Brasil e Itália já se enfrentaram 67 vezes. São 41 vitórias brasileiras e 26 italianas. O último confronto entre as duas seleções foi na semifinal olímpica em Pequim/2008, quando o time brasileiro ganhou por 3 a 1. Na “Era Bernardinho”, são 18 jogos e apenas três derrotas – a última foi na Liga Mundial, em 2003, quando os italianos venceram por 3 a 0.

E o Brasil jamais perdeu contra a Itália quando jogou em Roma. Foram apenas duas vezes, ambas pela Liga Mundial. Em maio de 1990, a seleção brasileira ganhou por 3 sets a 1. Em julho de 2004, pelo mesmo placar.

O técnico Bernardinho, que começou a carreira de treinador na Itália, comandando a equipe feminina do Perugia, na década de 90, diz que, jogando em casa, a motivação dos italianos é grande.

“Mas não vejo um favoritismo. É um jogo entre dois países que marcaram épocas. A equipe da Itália tem uma capacidade física muito boa e taticamente joga bem. Tem o pilar de três grandes e experientes jogadores: Vermiglio, Mastrangelo e Fei, que comandam o grupo. É uma equipe que sabe jogar e colocar o adversário em dificuldades por sua capacidade tática. A ansiedade é grande e o importante é sabermos lidar com ela.”

Bicampeão mundial (2002/2006), o Brasil pode igualar o recorde da Itália, tricampeã em 90/94/98, dentro da casa do adversário. Os jogadores brasileiros já sabem o que encontrarão quando a equipe entrar na quadra do Palalottomatica neste SÁBADO.

“Depois da pressão na final da Liga Mundial do ano passado, na Sérvia, este grupo está preparado para enfrentar qualquer situação. Provocações vão acontecer, principalmente, por parte do Vermiglio e do Mastrangelo. Eles vão tentar desestabilizar os menos experientes. Mas eles jogam assim. Só que a cabeça da gente está muito fechada para não deixar isso acontecer”, garante o capitão Giba.

Divulgação

Nenhum comentário:

Postar um comentário