Páginas

domingo, 10 de outubro de 2010

(MUNDIAL) Brasil vence Cuba e fatura o Tri Campeonato Mundial


Em um jogo mais fácil do que o esperado, a seleção brasileira mostrou a sua força e faturou neste domingo o tricampeonato mundial de vôlei ao derrotar Cuba por 3 sets a 0, com parciais de 25/22, 25/14 e 25/22, em apenas 1 horas e 14 minutos, na final disputada na cidade de Roma. 

Com a vitória, o Brasil repetiu o feito da Itália, que faturou três títulos mundiais consecutivos (1990, 1994 e 1998). A terceira conquista brasileira - as outras foram em 2002 e 2006 - veio em uma final inédita e na primeira que não envolveu uma seleção europeia. Além disso, serviu como vingança para a derrota por 3 sets a 2 na primeira fase do Mundial. Já os cubanos repetem o vice-campeonato mundial de 1990 quando perderam a final para a Itália, no Rio, também por 3 sets a 0.


A conquista do título mundial pelo Brasil também rendeu feitos individuais aos jogadores e comissão técnica. Bernardinho se tornou o primeiro treinador a faturar três títulos mundiais, enquanto Vissotto igualou Nalbert ao ser campeão mundial infantil, juvenil e adulto. Além disso, Giba, Rodrigão e Dante são os únicos brasileiros presentes nos três títulos mundiais.

Para ser campeão neste domingo, o Brasil precisou superar problemas de lesões com seus levantadores. Marlon ficou afastado dos primeiros jogos por conta de uma colite e Bruninho se contundiu durante as semifinais, mas participou da decisão.

Outro problema foi a polêmica derrota para a Bulgária por 3 sets a 0, quando Bernardinho poupou alguns jogadores e o comportamento da equipe foi duramente criticado, já que o revés favoreceu o Brasil, que passou para um grupo teoricamente mais fácil na terceira fase do Mundial.

As mudanças realizadas na equipe após a conquista da medalha de prata na Olimpíada de Pequim, em 2008, mostraram efeitos positivos, com a confirmação do surgimento de grandes jogadores brasileiros, como Leandro Vissotto. Mas jogadores experientes, como Murilo e Dante, também foram fundamentais para o título.


Confira a Galeria de Fotos

Nenhum comentário:

Postar um comentário