Páginas

domingo, 12 de agosto de 2012

(OLIMPÍADAS) Após abrir 2 a 0, Brasil leva virada da Rússia e fica com a prata

Brasil abriu 2 a 0 contra os russos na decisão (Foto: Divulgação/FIVB)

O Brasil é vice-campeão dos Jogos Olímpicos de Londres. Sem poder contar com o oposto Leandro Vissotto, lesionado durante a competição, e após enfrentar problemas também com o ponteiro Dante, que ficou de fora no quarto set, a seleção brasileira acabou superada, neste domingo (12.08), pela Rússia por 3 sets a 2 (25/19, 25/20, 27/29, 22/25 e 9/15), em 2h09, no Earls Court.

A seleção comandada pelo técnico Bernardinho chegou para a final com a campanha de seis vitórias e apenas uma derrota. Na fase classificatória, os brasileiros derrotaram Tunísia, Rússia, Sérvia e Alemanha e perderam para os Estados Unidos. Nas quartas de final, o Brasil venceu a Argentina e, na semifinal, a Itália.

Essa foi a primeira vez na história do vôlei que uma equipe chega a terceira final consecutiva em Jogos Olímpicos. Em Atenas/2004, o Brasil ficou com a medalha de ouro e, em Pequim/2008, com a prata.

Neste domingo, último dia de Jogos Olímpicos de Londres, depois de vencer os dois primeiros sets, o Brasil viu uma mudança tática na Rússia. Ao colocar o meio de rede Muserskiy na posição de oposto, a Rússia mudou a história da final olímpica. O jogador, que havia marcado quatro pontos nos dois primeiros sets, terminou com 31. Pelo Brasil, o oposto Wallace foi quem mais marcou, com 27 pontos.

Apesar do bom retrospecto das três ultimas finais de Jogos Olímpicos e do grande histórico da seleção brasileira masculina, o levantador Bruno não se contentou com a medalha de prata e não fugiu da responsabilidade.

“Nós perdemos o ouro e essa é a grande verdade. Agora é aprender a viver com as consequências que teremos. Jogamos bem, mas é lógico que a mudança feita pela Rússia afetou. Não tem muita explicação. Agora é enfrentar tudo de frente e aprender com tudo isso. Lutamos muito, enfrentamos problemas e a equipe se superou em certos momentos. Mas saímos de quadra hoje com um sabor muito amargo”, afirmou Bruno.

O meio de rede Lucão destacou o fato de que não há adversário fraco. Nem mesmo quando ele está com a desvantagem de 2 sets a 0.

Brasileiros ficaram com a prata em Londres (Foto: Divulgação/FIVB)

“No vôlei não tem ninguém morto. Estávamos jogando bem, mas o treinador deles teve uma ideia boa e mudou o jogo. Dali para frente, o jogo foi jogado. Cometemos alguns erros que não podíamos e a virada de bola deles começou a entrar, coisa que não aconteceu nos dois primeiros sets”, comentou Lucão.

Ao anunciar a despedida da seleção brasileira, o líbero Serginho falou sobre momentos importantes da partida deste domingo e da sua carreira. “Ganhar e perder faz parte do processo. Quem está lá dentro sabe o quanto é difícil e é complicado falar de um jogo como esse. Agora temos que levantar a cabeça, pois, apesar da derrota, hoje todos honraram a camisa”, afirmou Serginho, que complementou.

“Peço que quem for vestir a minha camisa daqui pra frente que cuide dela com carinho. Foram 12 anos dedicados ao vôlei. Esse momento é difícil, mas saio daqui feliz com três medalhas olímpicas. Eu me sinto privilegiado por ter vestido essa camisa e por ter sido referência na posição”, disse o líbero Serginho.

Rússia conquistou o ouro em Londres (Foto: Divulgação/FIVB)

Divulgação

Nenhum comentário:

Postar um comentário