Páginas

terça-feira, 28 de agosto de 2012

(PAULISTA) Amil/Campinas estreia no Paulista nesta quarta-fei​ra

Amil faz 1ª partida oficial nesta quarta-feira (Foto: Patty Peppe/Noblu)

O recém criado Vôlei Amil estreia no Campeonato Paulista Feminino contra o Uniara/C.Náutico nesta quarta-feira (29), a partir das 19h, no ginásio do Araraquarense, na cidade de Araraquara. A expectativa é grande entre jogadoras e comissão técnica, que trabalham duro desde a formação da equipe, há cerca de dois meses, para iniciar a competição com o pé direito.


Unindo atletas experientes e consagradas a jovens talentos do vôlei brasileiro, o Vôlei Amil nasce, nas palavras do técnico José Roberto Guimarães, para lutar por um lugar entre os três primeiros colocados do Campeonato Paulista e Superliga. Para chegar até lá, todos os integrantes do time sabem que precisam dar um passo de cada vez. E para superar o primeiro desafio, precisa lutar contra os desafios naturais de um projeto novo. O principal deles, nessa primeira etapa, é a falta de entrosamento em quadra.

"Esse grupo nunca jogou junto e nosso adversário, embora não esteja entre os favoritos e venha de duas derrotas, não é bobo e joga em casa. Nossas jogadoras terão de ter paciência com elas mesmas até conseguirem um bom ritmo dentro de quadra", explica o auxiliar técnico Paulo Coco, que dirigirá o Vôlei Amil enquanto o tricampeão olímpico Zé Roberto está na Espanha, percorrendo 150 quilômetros do Caminho de Santiago de Compostela, para pagar uma de suas promessas pela conquista da medalha de ouro em Londres.

Dois caminhos - Paulo Coco trabalha com duas possibilidades para a formação do time base para a partida de estreia. Apesar da liberação da Federação Internacional de Vôlei para que as atletas estrangeiras possam jogar antes da data preliminarmente determinada de 15 de outubro, a direção da Amil espera a documentação oficial para colocar a cubana Daymi Ramirez em quadra. Se jogar, a oposta estará ao lado da levantadora Priscila, das centrais Walewska e Natasha, da ponteira Pri Daroit e da oposta Ju Nogueira. Suelen será a líbero.

Se a documentação não chegar a tempo, Walewska vai para o `sacrifício`. Há dez dias ela treina como atacante de ponta para o caso de uma situação de emergência. "Ainda bem que a federação liberou. Acredito que não haverá problemas legais, a Daymi jogará e eu não precisarei jogar como ponteira", diz a central, que poderá ser deslocada de posição em caso de necessidade para ajudar a manter a qualidade do passe. Nessa situação, Andressa entra para fazer o meio de rede.

Medalha de ouro na Olimpíada de Londres, Fernandinha ficará no banco e Paulo Coco espera não precisar usar a levantadora na partida desta quarta-feira. "A Fernandinha teve um período de descanso depois dos Jogos, se apresentou no final da semana passada e não tem o mesmo entrosamento e ritmo que a Priscila. Se precisar, ela poderá entrar na partida, mas o ideal é que neste jogo ela seja importante apenas incentivando as companheiras que estarão em quadra", afirma o treinador.

Braço forte Apesar das dificuldades naturais de um time em formação, Paulo Coco aposta alto no Vôlei Amil. "Temos um bom volume de jogo, uma equipe que defende bem e bom potencial de ataque", explica. Walewska aponta outra qualidade do elenco. "Temos várias meninas mais jovens e todas com muita sede de aprendizado. E isso é muito importante nessa fase em que elas ainda não têm tanta experiência. Isso é muito forte nesse time, com a meninada querendo absorver muito das veteranas", conta a capitã.

Walewska também leva fé na força do braço de suas companheiras. "O saque será um ponto forte da Amil. Eu sou uma das passadoras, junto com as ponteiras, e tenho sentido dificuldade na recepção durante os treinos. Isso significa que elas estão encaixando bem o serviço e isso pode ser um ponto muito importante nas partidas", garante a central, que diz estar pronta para assumir a responsabilidade por ser uma das líderes do grupo. "Sabemos que toda estreia gera um nervosismo natural, ainda mais para nós, que nunca jogamos juntas. Terei que estar muito concentrada para ajudar a corrigir qualquer desequilíbrio que surgir dentro de quadra."

Divulgação

Nenhum comentário:

Postar um comentário