Páginas

quarta-feira, 28 de abril de 2010

(SUPERLIGA) Duelo de cérebros e capitães

Rodriguinho e Bruno travam duelo de levantadores e capitãesdeSeja como líder ou cérebro da equipe, há um consenso de que um bom levantador é peça essencial no esquema de um time. Com Bonsucesso/Montes Claros (MG) e Cimed/Malwee (SC), finalistas da Superliga masculina de vôlei 09/10, não é diferente. Rodriguinho, pelo clube mineiro, e Bruno, pelo catarinense, são os capitães de suas equipes e os principais responsáveis pela distribuição das jogadas.

Enquanto Rodriguinho, repatriado nesta temporada, é dono do levantamento mais eficiente dos playoffs da competição, com 46,22% de aproveitamento, Bruno foi eleito o melhor levantador das últimas quatro edições da Superliga.

Para Talmo de Oliveira, técnico do Bonsucesso/Montes Claros e ex-jogador campeão olímpico em Barcelona/92, o levantador deve ser um exímio conhecedor do jogo.

“Eu sou suspeito para dizer, porque também joguei na posição. Mas acho que o levantador é uma peça fundamental dentro de uma equipe. Ele tem que ser bom tecnicamente e ser conhecedor do jogo, que pode mudar a qualquer momento”, explica o treinador, que antes de começar a carreira na função jogou ao lado de Rodriguinho, hoje seu comandado, no time do Suzano (SP).

“Joguei com o Rodriguinho na temporada 1999/2000. Ele estava começando e era o levantador reserva do Suzano. Já naquela época, conversávamos muito. Ele sempre foi muito rápido e habilidoso. É baixo, mas salta bem. Tem um bom bloqueio. Para mim, ele é um jogador completo e vai crescer ainda mais ao longo do tempo”, avalia Talmo.

Para Marcos Pacheco, técnico da Cimed/Malwee e tricampeão da Superliga masculina pela equipe, Bruno exerce papel de liderança no grupo. O treinador acompanha o trabalho do atleta há sete anos – cinco na Cimed/Malwee e outros dois na extinta Unisul, também de Santa Catarina.

“O Bruno cresceu junto com a equipe. É muito legal poder acompanhar a transformação dele. Hoje, ele está onde está por méritos próprios. Evoluiu muito profissionalmente e também como pessoa. Tem uma personalidade forte e é o líder natural do time”, diz Pacheco.

Os treinadores também aproveitaram para analisar – e elogiar – o levantador adversário. Marcos Pacheco considera Rodriguinho uma das principais forças do Bonsucesso/Montes Claros. “Ele é experiente, tem uma técnica refinada e um toque preciso, que dificulta a leitura de jogo. Não tenho dúvidas de que uma das nossas maiores dificuldades nesta decisão será assimilar o plano de distribuição de jogo do Rodriguinho”, afirma o técnico da Cimed/Malwee.

Do outro lado, Talmo de Oliveira também exaltou as qualidades de Bruno. “O Bruninho evolui a cada ano. Ele é um dos melhores levantadores taticamente. É muito determinado e exerce liderança em quadra. Está mostrando, mais uma vez, porque está entre os melhores do Brasil, ajudando a Cimed a chegar a mais uma final”, destaca Talmo.

Cimed/Malwee e Bonsucesso/Montes Claros decidirão o título da Superliga masculina 09/10 neste SÁBADO (01.05), a partir das 9h30, no ginásio do Ibirapuera, em São Paulo. Capitão do time catarinense, Bruno espera jogo duro e está ciente de sua responsabilidade.

“Mais uma vez espero ajudar a Cimed/Malwee a conquistar mais um título. Quero continuar contribuindo com o time, principalmente com a minha liderança em quadra. Teremos um adversário forte pela frente. O time de Montes Claros não chegou a esta final por acaso. Durante a fase classificatória e os playoffs venceu vários times muito fortes”, afirma o levantador.

Ingressos esgotados para a decisão

Assim como na final da Superliga feminina, a decisão da Superliga masculina de vôlei 09/10 terá casa cheia. Os ingressos colocados à venda foram esgotados na manhã desta QUARTA-FEIRA (28.04). A partida terá transmissão ao vivo da TV Globo e do canal Sportv.

Confira a agenda de treinamentos das equipes

QUINTA-FEIRA (29.04)

08:30 às 10:30 (CIMED/MALWEE)

10:30 às 12:30 (BONSUCESSO/MONTES CLAROS)

16:00 às 18:00 (CIMED/MALWEE)

18:00 às 20:00 (BONSUCESSO/MONTES CLAROS)

SEXTA-FEIRA (30.04)

08:30 às 10:30 (CIMED/MALWEE)

10:30 às 12:30 (BONSUCESSO/MONTES CLAROS)

16:00 às 18:00 (CIMED/MALWEE)

18:00 às 20:00 (BONSUCESSO/MONTES CLAROS)

Nenhum comentário:

Postar um comentário