Páginas

terça-feira, 27 de abril de 2010

(SUPERLIGA) Talmo de Oliveira pode fazer história na Superliga

Após 18 anos do ouro olímpico em Barcelona, Talmo pode ser tornar o único atleta/Treinador a vencer uma Superliga.

Medalha de ouro como levantador da seleção brasileira nos Jogos Olímpicos de Barcelona/92, Talmo de Oliveira mostra que tem talento também como técnico. 18 anos após a conquista na Espanha, ele torna-se o primeiro ex-jogador campeão olímpico a chegar a uma decisão da Superliga masculina de vôlei como técnico. A missão é conduzir o estreante time do Bonsucesso/Montes Claros (MG) ao título da temporada 09/10.


Para conquistar o lugar mais alto do pódio, a equipe mineira terá de superar a Cimed/Malwee (SC), tricampeã da Superliga e único clube a conseguir a façanha de conquistar um título da competição logo no primeiro ano de vida. A final da 16ª edição da maior competição entre clubes do Brasil será neste SÁBADO (01.05), a partir das 9h30, no ginásio do Ibirapuera, em São Paulo. A TV Globo e o Sportv transmitirão a partida ao vivo.

“Ser o primeiro ex-jogador campeão olímpico a chegar a uma decisão de Superliga é mais um incentivo para continuar trabalhando, aprendendo e crescendo como treinador. O jogo contra a Cimed será bastante equilibrado. São duas equipes fortes, que entram em igualdade de condições. O fato de podermos conquistar o título logo em nossa primeira participação no campeonato nos motiva. Foi um torneio longo, difícil. Um título coroaria o trabalho do ano todo e o esforço da equipe, da cidade de Montes Claros e da torcida, que sempre esteve conosco”, afirma o técnico Talmo de Oliveira.

Há quatro anos como treinador, o mineiro Talmo, natural da cidade de Itabira, começou a carreira no Sada Cruzeiro (MG), clube que comandou por três temporadas e pelo qual conquistou a medalha de bronze na Superliga 08/09. 

A trajetória do técnico no time de Belo Horizonte foi interrompida no final de 2009, quando foi demitido pelo Sada Cruzeiro e logo depois contratado pelo Bonsucesso/Montes Claros. Quis o destino que Talmo de Oliveira reencontrasse e vencesse seu ex-clube na semifinal da Superliga 09/10. 

“Não estava nos planos sair do Sada Cruzeiro no fim do ano passado. Ainda tinha mais dois anos de contrato. Por alguns fatores, resolveram que eu não continuaria no time. Três dias depois, recebi o convite do Bonsucesso/Montes Claros. Sabia que a equipe era boa, conhecia algumas pessoas e tinha certeza de que seria possível realizar um bom trabalho. Estou muito feliz por fazer parte desta equipe. É um grupo vencedor, que deu certo”, explica Talmo de Oliveira, satisfeito com o desempenho do time até o momento.

“Estamos conseguindo fechar bem uma temporada que se desenhou muito difícil. Este é um momento muito importante na minha carreira e na de todos que trabalham juntos aqui em Montes Claros. Vamos fazer de tudo para buscar o título”, encerra o treinador.

No confronto direto, uma vitória para cada lado

Cimed/Malwee e Bonsucesso/Montes Claros já estiveram frente a frente nesta Superliga em duas ocasiões. Os resultados refletem o equilíbrio entre as equipes: uma vitória para cada lado e ambas por 3 sets a 1. No primeiro turno, o time mineiro jogou em casa e levou a melhor. No segundo confronto, a equipe catarinense foi a anfitriã e garantiu os dois pontos.

Enquanto o Bonsucesso/Montes Claros busca a inédita medalha de ouro na Superliga masculina, a tricampeã Cimed/Malwee tenta igualar o número de títulos do Vivo/Minas, maior vencedor da competição, com quatro conquistas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário