Páginas

sexta-feira, 27 de julho de 2012

(OLIMPÍADAS) Vôlei brasileiro pode se tornar esporte mais vitorioso

Seleções de vôlei são candidatas ao ouro em Londres (Foto: Divulgação/CBV)

Que o vôlei é o esporte número 1 na preferência do brasileiro, à exceção do futebol, todo mundo já sabe. E nos Jogos Olímpicos de Londres ele tem grandes chances de passar a ser a modalidade com o maior número de medalhas conquistadas pelo Brasil em toda a história e confirmar de vez essa paixão.


Na verdade, o Vôlei já é, ao lado da Vela, o esporte que mais trouxe medalhas para o país: um total de 16, sendo sete na quadra e nove na praia. Mas fica em segundo no quadro geral (veja tabela abaixo) por ter uma medalha de ouro a menos do que a Vela. A procura dos brasileiros por ingressos em Londres comprova este sucesso. Os bilhetes para jogos do Vôlei e do Vôlei de Praia foram os mais vendidos até o momento.

A Geração de Prata, como ficou conhecida a seleção masculina nos Jogos Olímpicos de Los Angeles, em 1984, foi a responsável pela primeira medalha olímpica do voleibol brasileiro. De lá para cá, o Brasil só não subiu ao pódio na modalidade nos Jogos de Seul, em 88. O primeiro ouro viria na edição de Barcelona, em 92, também com os homens, dirigidos por José Roberto Guimarães.

Em Atlanta-96, o Vôlei de Praia foi incorporado oficialmente ao programa olímpico. A partir dali, o Brasil passou a reinar nas areias. De cara, no feminino, final brasileira, com a dupla Jacqueline/Sandra Pires ficando com o ouro e Mônica/Adriana Samuel, com a prata. Na quadra, a seleção feminina conquistaria sua primeira medalha, a de bronze.

Apesar de o voleibol brasileiro não ter subido ao lugar mais alto do pódio nos Jogos de Sydney, em 2000, a colaboração para o quadro geral veio com quatro medalhas: prata com as duplas Zé Marco/Ricardo e Adriana Behar/Shelda e bronze com Adriana Samuel/Sandra Pires e com a seleção feminina na quadra.

Mas a medalha de ouro viria em dose dupla na edição seguinte. Em Atenas-2004, a seleção masculina repetiria o feito de 92, agora sob o comando de Bernardinho, e a dupla de praia masculina formada por Ricardo e Emanuel conquistaria a primeira medalha dourada para o Brasil na história olímpica. Adriana Behar/Shelda ainda traria uma nova prata.

E, finalmente, Pequim-2008, onde o voleibol brasileiro igualou o seu recorde de quatro medalhas numa única edição dos Jogos. Inclusive, com o inédito ouro da seleção feminina. José Roberto Guimarães se tornava o primeiro técnico a conseguir tal feito com os dois naipes. O Brasil ainda conquistou a prata com a seleção masculina e com a dupla Fábio Luiz/Márcio, e o bronze com Ricardo/Emanuel.

E a saga para o voleibol se tornar o esporte brasileiro mais vencedor na história dos Jogos Olímpicos começa neste SÁBADO (28.07). E Juliana e Larissa serão as primeiras representantes a entrar em quadra. Às 13h30 (horário de Brasília), elas enfrentarão a dupla de Ilhas Maurício, Rigobert/Li Yuk. Às 16h, será a vez de Ricardo/Pedro Cunha encarar os noruegueses Skarlund e Spinnangr. Por fim, às 18h, a estreia das meninas de Zé Roberto contra a Turquia.

MODALIDADE OURO PRATA BRONZE TOTAL



Vela 6 3 7 16

Vôlei 5 7 4 16


Atletismo 4 3 7 14


Judô 2 3 10 15


Natação 1 3 7 11


Tiro 1 1 1 3


Hipismo 1 0 2 3


Futebol 0 4 2 6


Basquete 0 1 4 5


Boxe 0 0 1 1


Taekwondo 0 0 1 1


TOTAL 20 25 46 91

Divulgação

Um comentário:

  1. nossa seleção feminina de volei é muito linda, lindas as nossas jogadoras.
    onterm voces perderam pra china, se não me engano, mas voces vão se recompor no proximo jogo e arrasar como fizeram antes
    até

    ResponderExcluir