Páginas

segunda-feira, 16 de julho de 2012

(PRÉ-TEMPORADA) Na areia, Unilever ganha resistênci​a para a temporada 2012/13

Jogadoras da Unilever treinaram na areia nesta segunda (Foto: Marco Jardim/Unilever)

Que frio, que nada! Mesmo no inverno,  a equipe Unilever tem aproveitado os dias ensolarados para treinar na areia na Escola de Educação Física do Exército, na Urca, zona sul do Rio de Janeiro. Ali, cercadas pelo Cristo Redentor e pelo Pão de Açúcar, as seis jogadoras que já se apresentaram ao time se exercitam diariamente no ginásio e, pelo menos uma vez por semana, aproveitam a areia para, nesta pré-temporada, ganhar resistência, força nas pernas e exercitar o controle de bola. É o caso da levantadora Fofão, uma recente contratação da equipe carioca.

Aos 42 anos, ainda sem conhecer os pontos turísticos do Rio, Fofão está à vontade entre as jovens companheiras na Unilever. "É um grupo que trabalha firme, dedicado. Elas têm uma energia boa, são motivadas. Comecei a treinar há um mês e meio e desde o início vi que aqui é o meu lugar", comenta Fofão, a atleta brasileira com mais participações olímpicas (cinco no total) e dona de três medalhas nos Jogos - ouro em Pequim/08 e bronze em Sydney/00 e Atlanta/96.

Para Fofão, a diferença de idade pouco importa. A mais nova do time é a meio-de-rede Mara, com 21 anos, exatamente a metade de sua idade. "Sou bagunceira e brincalhona como elas. Já entrei no clima da equipe. Está sendo uma delícia voltar à rotina de treinos. Meu corpo ainda está se adaptando, mas responde bem", diz. Segundo ela, treinar na areia é um desafio. "Acho que a última vez que tive essa experiência foi na seleção, ainda com o Bernardo. É super difícil o deslocamento, mas a gente ganha em força muscular, além de maior domínio de bola", lembra.

Antes da Superliga, Fofão quer assegurar o título no Campeonato Carioca. "É um título que ainda não tenho em meu currículo", afirma a levantadora, que passou cinco temporadas jogando no exterior. Seu último clube foi o Fenerbahçe Acibadem, na Turquia, de onde retornou em 2011. Sobre a Superliga, competição na qual já se sagrou três vezes campeã (91/92, pelo Colgate São Caetano; 1998/99, pelo Uniban/São Bernardo e 2001/02, pelo MRV/Minas), Fofão diz que vai em busca de mais uma conquista. "A Unilever certamente vai construir um grupo bacana e espero que o time mantenha a tradição de sempre chegar à final".

Entre os lugares que quer visitar no Rio está o Cristo Redentor. "A temporada é longa e por aqui tem muita coisa interessante para se ver. Sou doida para conhecer o Cristo de perto. É uma imagem muito bonita", conclui.

Na Urca, Fofão, a levantadora Roberta, a ponteira Amanda, a meio-de-rede Mara, a líbero Juju Perdigão e a oposta Bruna estão sendo comandadas pelos assistentes técnicos Hélio Griner e Ricardo Tabach. O técnico Bernardinho permanece com a seleção brasileira masculina.

A Unilever tem a equipe heptacampeã da Superliga Feminina de Vôlei, a mais vencedora da história da competição. Na edição 2011/12, o time carioca conquistou o vice-campeonato. A equipe também soma em seu currículo nove títulos estaduais, os últimos oito deles consecutivos.

Divulgação

Nenhum comentário:

Postar um comentário