Páginas

quinta-feira, 5 de julho de 2012

(PRÉ-TEMPORADA) Jogadoras do Amil pegam pesado nos treinos de musculação

Jogadoras pegam pesado na Pré-Temporada (Foto: Felipe Christ/Amil)

As jogadoras do Amil estão, literalmente, pegando pesado nesse início de preparação para a temporada 2012/13 do vôlei feminino nacional. As atletas da recém-criada equipe de Campinas, interior de São Paulo, têm dedicado boa parte de seus dias e energia ao treinamento físico na sala de musculação.


Até o final de julho, o trabalho com pesos é voltado para resistência e força. Isso significa séries de exercícios com muitas repetições, enquanto a quantidade de peso tende a aumentar gradativamente com a sequência dos treinos. As meninas acabaram de iniciar as atividades com bola, mas, seguindo a mesma linha, com foco total nos fundamentos do jogo.

O preparador físico Lucas Samuel Tessutti é quem comanda essa preparação, enquanto a comissão técnica principal segue com a Seleção Brasileira que se prepara para a Olimpíada. O professor destaca a importância do trabalho individualizado, especialmente nessa fase de base. "Elas já passaram pelos exames clínicos e o grupo está muito bem. Com isso, montamos a planilha de acordo com as necessidades e potencialidades de cada uma", explica.

Suporte para a temporada - A central Walewska confessa considerar essa a parte mais chata de todo início de ciclo, porém reconhece sua importância. "Nós gostamos mesmo é de treinar com bola, mas sei que essa preparação gradativa faz toda a diferença e dá suporte para uma temporada de qualidade e bom rendimento", diz a campeã olímpica, que completa. "Especificamente no meu caso, que abri mão da Seleção Brasileira justamente para ter mais tempo para conciliar a vida pessoal com a profissional, ter um início mais tranquilo e sentir a evolução semana a semana é muito bom."

Mas as jogadoras da Amil que treinam em Campinas já começam a matar a fome de bola. O assistente técnico Wendell Ramos Silva tem comandado os treinos de fundamento na Sociedade Hípica de Campinas e conta que as atletas iniciarão um trabalho mais efetivo, com saltos e alguns movimentos de ataque e bloqueio, a partir da próxima semana. "É importante que elas evoluam com tranquilidade para, além de sentirem bem os movimentos, o gesto técnico, não correrem nenhum risco de lesão. Estamos enfatizando os exercícios de habilidade e em 15 dias estaremos treinando com bola em dois períodos", informa.

Além de Waleswka, fazem parte do grupo que já trabalha em Campinas a oposto cubana Daymi Ramirez, a ponteira Soninha, a levantadora Priscila Heldes, a central Renata Maggioni e a líbero Killara. Todo o trabalho de musculação tem sido realizado na academia AKER, localizada em Sousas, distrito localizado a cerca de 10km do centro da cidade de Campinas.

Divulgação
Foto2: Felipe Christ/Amil

Um comentário:

  1. Eu estou treinando muito para ser futura jogadora de vôlei do amil.
    É bastante difícil mas não impossível. Há que treinar muito na academia e também o esporte.

    ResponderExcluir