Páginas

quinta-feira, 15 de julho de 2010

(PRÉ-TEMPORADA) Atletas do Sada Cruzeiro são testados pelo Departamento de Fisiologia do Clube

Em sua quarta semana de treinamentos, visando a preparação para as competições da temporada 2010/11, a equipe de vôlei Sada Cruzeiro faz nos últimos dias uma série de testes, realizados pelo Departamento de Fisiologia do Cruzeiro. No CT do Barro Preto os profissionais celestes avaliam vários aspectos físicos dos atletas do voleibol, como força, velocidade, agilidade, potência e condição cardiorrespiratória.

Para o preparador físico do Sada Cruzeiro, Giovani Foppa, os dados vão auxiliar muito nos treinamentos. “Estamos analisando a condição física atual dos jogadores, em quesitos que são específicos para o voleibol. Alguns testes, como os de salto por exemplo, servem para controle de treinamento durante toda a temporada. Esses dados nos darão uma visão melhor de como estão todos os atletas. E a partir disso podemos estipular os programas de treinamento e individualizar essa preparação o máximo possível”, disse Giovani, destacando a importância da troca de experiências com os outros profissionais do Cruzeiro.

Os testes são coordenados por Emerson Silami, responsável pelo Departamento de Fisiologia do Cruzeiro, junto com Eduardo Pimenta, preparador físico do futebol profissional e coordenador de performance da categoria de base, e ainda Daniel Coelho, preparador físico e fisiologista das categorias de base.

Estes profissionais do Cruzeiro também realizam pesquisas e participam de laboratórios do Cenesp, Centro de Excelência Esportiva da UFMG, na avaliação da capacidade física de atletas de alto rendimento.

O preparador físico Daniel Coelho, do Cruzeiro, explica que a intenção é realizar um trabalho de longo prazo. “Os parâmetros de comparação são específicos para a modalidade voleibol. Após um período de treinamento a gente quer repetir esses testes para monitorar os resultados. O objetivo é aproximar a comissão técnica do voleibol com os outros departamentos do Cruzeiro”, disse Daniel.

No próximo sábado, 17, a equipe Sada Cruzeiro finaliza os testes na Toca da Raposa II, a partir das 8h30.

Divulgação

Nenhum comentário:

Postar um comentário