Páginas

terça-feira, 27 de julho de 2010

(PRÉ-TEMPORADA) Valeskinha, campeã olímpica em Pequim, espera um ano glorioso para a Unilever

A campeã olímpica em Pequim/2008 Valeska dos Santos Menezes está no Brasil para mais um importante desafio na carreira: disputar a temporada 2010/2011 pela Unilever, depois de atuar na Itália (Novara) e Turquia (KSK e Galatasaray). Para a jogadora, de 34 anos, a renovação da equipe é um ponto positivo. "Espero que seja um ano glorioso para a Unilever. O legal do vôlei é estar em constante renovação. Vou trocar a minha experiência com a alegria que as meninas mais novas trazem para a quadra. Essa motivação de quem está chegando é fundamental", comenta.

No exterior, Valeskinha atuou como ponteira. Na Unilever, porém, voltará a jogar como meio-de-rede, posição em que começou a carreira, em 1988, no Botafogo. "Fui para participar da equipe de atletismo e acabei fazendo um teste para a equipe pré-mirim de vôlei", lembra.

Com 1,80m, Valeskinha não é alta para uma central, mas sabe como driblar a dificuldade. "Hoje, as meninas são enormes. Mas posso garantir que minha altura fica do tamanho da minha vontade, da minha garra. Assim, me igualo às jogadoras mais altas. Tudo isso, além de muito treinamento, forma o kit Valeskinha", brinca a jogadora, que está voltando a se adptar à bola utilizada no Brasil. "Na Turquia, ela é mais leve, o que facilita o passe."

Enquanto não se muda para o Rio, a jogadora mora em Niterói, com os pais e o irmão, e tem de fazer uma verdadeira viagem para chegar à Escola de Educação Física do Exército, na Urca, zona sul do Rio, onde treina com a equipe desde 21 de julho.

"Quero me mudar, mas é muito bom ficar perto da família", diz Valeskinha, que passou três anos jogando fora do País. Filha de Miguel e da ex-atleta olímpica Aída dos Santos (quarta colocada no salto em altura nos Jogos de Tóquio/1964), ela garante que é com os pais que aprende a vencer os obstáculos. "Minha mãe, por exemplo, me dá conselhos valiosos de como driblar as dificuldades, contando suas próprias histórias de superação ao longo de sua vitoriosa carreira no esporte", conta, orgulhosa.

Na história da Superliga Feminina, Valeskinha disputou dez finais e tem seis títulos conquistados. Além dos dois campeonatos pela Unilever (1997/98 e 1999/00), sagrou-se três vezes campeã pelo Osasco e uma pelo Flamengo.

Divulgação

Nenhum comentário:

Postar um comentário