Páginas

domingo, 24 de junho de 2012

(GRAND PRIX) Brasil quebra invecibilidade da China e garante vaga nas finais do GP

Brasileiras bateram as anfitriãs por 3 sets a 0 (Foto: Divulgação/FIVB)

A seleção brasileira feminina de vôlei está classificada para a fase final do Grand Prix. Neste DOMINGO (24.06), o Brasil venceu a China por 3 sets a 0 (25/20, 25/22 e 25/19), em 1h18 de jogo, no Luohe Sports Center, em Luohe, na China. Com o resultado, as brasileiras ficaram em quinto lugar na fase de classificação e vão disputar a fase decisiva na próxima semana, em Ningbo, na China.

O Brasil entrou na partida precisando da vitória para obter um lugar na Fase Final. A vitória manteve o time verde e amarelo em quinto lugar, com 19 pontos (oito vitórias e uma derrota). Os Estados Unidos terminaram na liderança, com 27 pontos, seguidos pela China, com 23 e pela Turquia, com 21. A Tailândia aparece em quarto, com 20 e Cuba, última seleção a se classificar, em sexto, com os mesmos 19 pontos das brasileiras, mas com um menor número de vitórias – o primeiro critério de desempate.

Classificaram-se para a Fase Final as cinco equipes mais bem colocadas após o termino da terceira semana, além da anfitriã China. As seis seleções jogarão entre si e a equipe que somar o maior número de pontos será a campeã. A fase final acontecerá na cidade de Ningbo, na China, entre os dias 27 de junho e 1º de julho.

As ponteiras Fernanda Garay e Jaqueline foram as maiores pontuadoras do Brasil, com 12 pontos cada. Pelo lado da China, a atacante Ruoqui foi quem mais pontuou, com 15 acertos.

Para Fernanda Garay, que entrou no lugar da ponteira Paula Pequeno no segundo set e foi um dos destaques do jogo, a atitude do Brasil foi fundamental para o resultado.

“O nosso objetivo era a vitória e viemos para a partida com uma postura agressiva. Não queríamos deixar o time delas jogar. A China é uma equipe que tem uma variação grande de jogadas e também estava atuando com o apoio da torcida, por isso, não podíamos deixar elas gostarem do jogo”, explicou Garay, que também comemorou a boa atuação depois da contusão no braço esquerdo sofrida durante a primeira etapa do Grand Prix na Polônia.

“Estou feliz porque consegui ajudar o grupo. Estava com muita vontade de ter uma atuação boa depois da minha contusão. Ainda preciso de ritmo, mas hoje o importante era conseguir a nossa classificação”, garantiu a atacante.

Já a ponteira Jaqueline ressaltou a importância do Brasil ter um grupo homogêneo.

“Foi uma boa vitória. O time jogou bem em momentos difíceis. A Garay entrou muito bem e puxou a equipe para cima. O nosso time é marcado pelo conjunto, quando uma não está bem a outra entra e dá conta do recado”, disse Jaqueline, que ainda analisou a campanha do Brasil na competição.

“Esse jogo foi bom para a confiança da equipe. Entramos em quadra pressionadas, com a torcida contra, e conseguimos uma boa vitória. Daqui para frente só teremos adversários difíceis e tenho certeza que o nosso grupo vai crescer mais ainda”, garantiu a ponteira.

O treinador José Roberto Guimarães comentou sobre a atuação da equipe verde e amarela.

“O nosso saque fez um bom trabalho. Conseguimos estourar o passe delas. Nosso bloqueio também foi bem. Em três sets marcamos 13 pontos neste fundamento. Além disso, tocamos muito no bloqueio e na defesa. Ainda podemos melhorar nos contra-ataques, mas essa foi a melhor partida que fizemos no Grand Prix”, analisou o treinador brasileiro, que também falou sobre a pressão enfrentada pelo time brasileiro.

“Entramos na última partida decidindo a nossa permanecia no Grand Prix. Tínhamos que ganhar esse jogo, contra uma China que jogava em casa, com o ginásio lotado. Nós também precisávamos passar para a Fase Final para o time continuar jogando. Portanto essa classificação foi primordial”, afirmou José Roberto Guimarães.

Divulgação

Nenhum comentário:

Postar um comentário