Páginas

quinta-feira, 28 de junho de 2012

(PRÉ-TEMPORADA) Atletas do Sollys/Nes​tlé realizam exames em SP

Jogadores do Sollys/nestlé passaram por uma bateria de exames (Foto: Rafael Zito)

Não foram poucos os problemas de saúde com atletas nos últimos anos. O esporte brasileiro e mundial apresenta vários casos de jogadores que passaram mal ou faleceram durante a prática esportiva. No voleibol, os últimos dois fatos aconteceram na Itália, com a morte do italiano Vigor Bovolenta, e com o mal-estar do brasileiro Leandro Vissotto, que teve diagnosticada uma arritmia cardíaca e teve que fazer um cateterismo para solucionar o problema. Sempre preocupado com a saúde das suas atletas, o Sollys/Nestlé fez novamente uma avaliação completa com suas atletas no HCor. O departamento médico do time realiza esse procedimento em todo início de temporada.

Na primeira etapa dos exames, as jogadoras foram submetidas a uma coleta de sangue. Em seguida, as atletas Samara, Ivna, Karine, Dani Suco, Larissa e Gabi foram submetidas ao Sport Check-Up, um programa de diagnóstico clínico com enorme especialização e destinado à prevenção e à medicina do esporte. Todas elas foram atendidas pelos mais experientes profissionais das áreas dec ardiologia, nutrição, ortopedia e medicina do esporte. Este programa tem como responsável chefe o Dr. Nabil Ghorayeb, que nos últimos 28 anos atendeu mais de nove mil atletas.

“O custo benefício da realização desses exames é muito grande. Esta medida que o Sollys está tomando é extremamente útil para garantir a saúde e a vida dos seus atletas, portanto, é um investimento que traz vários benefícios”, afirmou. “Nós temos mais de nove mil atletas examinados e, ao tomar esta decisão, o Sollys mostra que está valorizando a pessoa humana, o atleta e seu patrimônio esportivo. É um exemplo e fico feliz em saber disso. Se eu fosse atleta do Sollys me sentiria protegido ao ver meu clube investindo nesse aspecto”, enfatizou o doutor Nabil Ghorayeb.

Com 33 anos e a mais experiente do grupo, a levantadora Karine e suas companheiras ficaram cerca de cinco horas realizando todos os exames e saíram contentes com o fato da equipe oferecer um tratamento médico com tamanha profundidade. “Essa não é a minha primeira experiência com exames, no entanto, novamente o que foi feito aqui no HCor foi algo de primeiro mundo. Na temporada passada já havíamos feito exames completos no HCor e fico feliz, satisfeita e tranquila por saber que a minha saúde está sendo muito bem cuidada. Isso me deixa com uma expectativa ainda maior para a disputa de mais uma temporada”, concluiu Karine.

As atletas fizeram os seguintes exames: Ecocardiograma, ECG de Repouso, Teste Ergoespirométrico e Bioimpedância. Estes exames servem para prevenir e evitar problemas como arritmias cardíacas, dificuldades respiratórias e até mesmo paradas cardíacas. Essas complicações podem, inclusive, incapacitar o atleta de exercer sua atividade profissional. Um dos profissionais que avaliaram as jogadoras foi a nutricionista Camila Gracia, que destacou a importância do trabalho da nutrição para o desempenho de uma atleta.

“A alimentação vai determinar muito da recuperação, do desempenho e da disposição de um atleta. A maioria das meninas possui uma boa noção da alimentação e geralmente comem relativamente bem. No que se refere ao desempenho, o atleta pode estar bem preparado para treinar ou disputar um jogo, porém, precisa conseguir repor o que perdeu e recuperar logo sua condição o quanto antes, já que o tempo é curto de um jogo para o outro. A alimentação tem que estar focada para isso e normalmente trabalhamos com os nutrientes maiores como carboidratos, proteínas e gorduras boas”, explicou a médica.

Divulgação

Nenhum comentário:

Postar um comentário