Páginas

segunda-feira, 4 de junho de 2012

(PRÉ-TEMPORADA) Com Fofão, Unilever inicia preparação para temporada 2012/13

Levantadora Fofão fez seu 1º treino com a Unilever (Foto: Fernando Maia/adorofoto)

A equipe Unilever iniciou nesta segunda-feira (4/6) os treinamentos para a temporada 2012/13 com um poderoso reforço. A levantadora campeã olímpica (Pequim/08) Fofão está entre as 11 jogadoras já confirmadas no time carioca, que busca o seu oitavo título na Superliga. Fofão chegou de táxi à Escola de Educação Física do Exército (Esefex), na Urca, zona sul do Rio de Janeiro, ao lado de seu marido, o empresário João Márcio.

Observada pelos jornalistas, seguiu direto para o ginásio, onde cumprimentou suas novas companheiras de equipe, e logo estava pronta para o trabalho. Primeiro, orientada pelo preparador físico Marco Jardim, fez musculação. Em seguida, participou de um treino técnico comandado por Hélio Griner e Ricardo Tabach, ambos assistentes do técnico Bernardinho, que, no momento, comanda a seleção brasileira masculina.

"Para mim, hoje é um recomeço. Quero dizer que estou voltando às quadras feliz, motivada. Isso é o mais importante. Certamente teremos uma Superliga de muito equilíbrio e espero ajudar a Unilever a manter sua tradição de sempre chegar à final da competição. O que motiva um atleta é o título. É isso que venho buscar", diz Fofão, que, após defender o Fenerbahçe Acibadem, da Turquia,  em 2010/11, passou a última temporada sem jogar.

"O que a gente mais perde ficando parada é o ritmo. Isso irei adquirindo jogo a jogo. O meu corpo não é mais o de uma garotinha, mas a cabeça continua jovem, com 27, 28 anos, no máximo", brinca Fofão, que, aos 42 anos, soma em seu currículo três medalhas olímpicas (ouro/08 e bronze/96 e 2000), sete títulos no Grand Prix; três vice-campeonatos mundiais; e três títulos brasileiros (91/92, pelo Colgate São Caetano; 1998/99, pelo Uniban/São Bernardo e 2001/02, pelo MRV/Minas), entre inúmeras outras conquistas.

Segundo Fofão, a experiência da Comissão Técnica da Unilever contou em sua decisão de jogar pela primeira vez no Rio de Janeiro. "Conheço a seriedade do trabalho deles. Trabalhei com o Bernardo na seleção de 1993 a 2000. Com ele, a gente nunca espera nada tranqüilo. Sei o que terei pela frente, onze anos depois. Certamente não terei a mesma intensidade de treinamentos das atletas mais novas. A Comissão técnica é competente e saberá me orientar", afirma, lembrando que quando defendeu a Unilever na temporada 2003/04 o time se chamava Rexona/Ades e tinha sede em Curitiba. Na época, o grupo era comandado pelo assistente técnico Hélio Griner.

Mestra

Fofão também está consciente quanto à sua responsabilidade em repassar seus conhecimentos para a jovem Roberta, de 22 anos, segunda levantadora da equipe. "A Roberta está tendo uma boa escola. Tenho certeza de que ela aprendeu bastante com a Fernanda Venturini na temporada passada. Ela é nova, está crescendo, acompanhei a sua última Superliga. Vamos trocar muitas ideias", afirma.

Quando o assunto é família, Fofão não abre mão de estar perto do marido, João Márcio. "Família é a base. Tudo fica muito mais difícil sem isso. Eu e ele ficamos muito tempo longe. Hoje a gente não se separa mais". No Rio, Fofão ainda não definiu onde vai morar, mas diz que o calor já fez ela sentir que, de fato, chegou à cidade. "O astral do Rio é muito bacana. Hoje, quando senti esse calorzinho, percebi que preciso me adaptar logo ao novo clima".

Unilever voltou aos treinos nesta segunda-feira (Foto: Fernando Maia/adorofoto)

No treino desta segunda-feira, Fofão treinou ao lado da levantadora Roberta, da oposta Bruna, também novata na equipe, da ponteira Amanda, da meio-de-rede Mara e da líbero Juju Perdigão. A ponteira Régis, também confirmada na Unilever para 2012/13 e em treinamento com a seleção brasileira militar, passou na Urca especialmente para dar as boas-vindas a Fofão, com quem jogou na seleção em 2007.


"A Fofão é extrovertida, engraçada. Ela trará uma experiência e tanto para o time", elogiou Régis.

O assistente técnico Ricardo Tabach, que junto com Bernardinho trabalhou com Fofão na seleção brasileira, lembra que a levantadora sempre foi uma referência por sua humildade e por sua disposição em treinar. "A Fofão nunca se acomodou e lutou para coroar sua carreira com um título olímpico. É dócil, tem muita noção de trabalho em grupo. Ela defende bem, joga com velocidade. Tenho certeza que vai ser muito importante para a Roberta e também para todo o time", comenta Tabach. "Se estiver bem fisicamente, tecnicamente é uma jogadora pronta", acrescenta.

As 11 jogadoras já definidas para a temporada 2012/13 são as levantadoras Fofão e Roberta; as líberos Fabi e Juju Perdigão; as ponteiras Natália, Régis e Amanda; as meios-de-rede Valeskinha, Juciely e Mara; e a oposta Bruna.

A Unilever tem a equipe heptacampeã da Superliga Feminina de Vôlei, a mais vencedora da história da competição. Na edição 2011/12, o time carioca conquistou o vice-campeonato. A equipe também soma em seu currículo nove títulos estaduais, os últimos oito deles consecutivos.

Divulgação

Nenhum comentário:

Postar um comentário