Páginas

sexta-feira, 24 de setembro de 2010

(MUNDIAL) Neste sábado, seleção de Bernardinho começa a caminhada rumo ao tri

São nove jogos até o dia 10 de outubro, ou seja, para alcançar o lugar mais alto do pódio. É este o caminho que a seleção brasileira masculina de vôlei vai percorrer a partir deste SÁBADO (25.09) em busca do tricampeonato mundial, em Verona, na Itália. Campeão das duas últimas edições, na Argentina em 2002, e no Japão, em 2006, o Brasil enfrentará a Tunísia, pelo grupo B, a partir das 12 horas (horário de Brasília), com transmissão ao vivo do canal Sportv. Esta será a 125ª partida dos brasileiros na história do Mundial.

Do grupo campeão mundial em 2006, apenas, Giba, Dante, Rodrigão e Murilo disputarão a edição de 2010. 

O Brasil venceu a Tunísia nas oito vezes que as duas equipes se enfrentaram em toda história. A seleção brasileira perdeu apenas um set. Foi em 81, na Copa do Mundo, no Japão. O primeiro confronto entre os dois times aconteceu em 78. Apesar do favoritismo, o técnico Bernardinho exige atenção do Brasil.

“A Tunísia é uma equipe de bom potencial físico, que joga com um saque flutuante que incomoda. É um time que está crescendo, e que fez bons jogos contra o Japão. Temos que jogar de forma correta para não sermos surpreendidos. É um seleção que chega com alegria para jogar com o Brasil. Precisamos de tranquilidade e atenção”, adverte Bernardinho.

O técnico da seleção brasileira está mais tranquilo com a notícia de que poderá contar com o ponteiro Dante já nesta estreia. O jogador, que estava sendo poupado por causa de uma contratura lombar, treinou normalmente nesta SEXTA (24.09).

“A dor já passou, sumiu, e isso é o mais importante. O que fica é mais o lado psicológico, o receio de voltar a sentir alguma coisa. Mas estou pronto para jogar”, garante Dante, que disputará seu terceiro Campeonato Mundial, juntamente com o capitão Giba e o meio de rede Rodrigão.

Já o levantador Marlon ficará no banco. Ele já se sente melhor da colite que vem incomodando desde a Alemanha, onde a seleção brasileira fez seu período de aclimatação, na semana passada. O problema, inclusive, o tirou do terceiro e último amistoso contra os alemães. “Já não sinto tanto mal estar, mas dificilmente eu terei condições de jogar amanhã. Fico no banco”, afirma o atleta.

“O caso do Marlon é mais preocupante. Vamos tomar cuidado para que ele possa voltar com calma e tenha condições de dar a contribuição dele no Mundial”, ressalta o técnico Bernardinho.

Depois da Tunísia, o Brasil jogará contra a Espanha, no domingo (26.09), e contra Cuba, na segunda-feira (27.09). Ambos os jogos acontecerão a partir das 16 horas (horário de Brasília) e serão transmitidos pelo Sportv.

O BI DO BRASIL


Desde 1974, quando a Polónia se sagrou campeã mundial, no México, apenas outros quatro países conquistaram o título: a Rússia (ex-URSS), que venceu em 1978 e 1982 – já tinha feito o mesmo nas edições de 1949, 1952, 1960 e 1962 –, os Estados Unidos (1986), a Itália (1990, 1994 e 1998) e o Brasil (2002 e 2006).

Desde quando começou a disputar o Campeonato Mundial, em 1960, a seleção brasileira já disputou 124 partidas. Venceu 76 e perdeu 48, com 272 sets a favor e 175 contra.

Divulgação

Nenhum comentário:

Postar um comentário