![]() |
Japão estragou a festa dos brasileiros na estreia do Mundial (Foto: Divulgação/CBV) |
Emoção não faltou na partida que encerrou a primeira rodada do Campeonato Mundial Juvenil masculino de vôlei. Mas o resultado não foi como os brasileiros esperavam. Nesta SEGUNDA-FEIRA (01.08), no ginásio do Maracanãzinho, no Rio de Janeiro, Brasil e Japão fizeram a partida mais disputada do dia. Melhor para os asiáticos, que venceram por 3 sets a 2 (21/25, 25/19, 25/20, 22/25 e 18/16), em 2h11 de partida.
O Brasil terá menos de 24 horas para se recuperar do tropeço. Nesta TERÇA-FEIRA (02.08), time voltará à quadra para enfrentar os Estados Unidos, a partir das 18h30. A vitória será decisiva na busca pela classificação para a próxima fase. Japão e Bulgária se enfrentam a partir das 16h.
Os Estados Unidos, que na partida anterior venceram a Bulgária por 3 sets a 0, estão na liderança do grupo A, com três pontos. O Japão ocupa a segunda posição com dois pontos, seguido de Brasil, com um ponto, e Bulgária, que não pontuou.
O destaque da vitória do Japão foi o oposto Dekita, que marcou 27 pontos – 23 de ataque e quatro de bloqueio. Do lado brasileiro, o destaque foi o ponteiro Lucarelli, com 22 acertos – 18 de ataque, três de bloqueio e um de saque. Outro ponteiro da equipe verde e amarela, Lucas Lóh também se destacou e acumulou 18 acertos.
Após a partida, o abatimento pela derrota na estreia do Mundial em pleno Maracanãzinho era evidente do lado brasileiro. O técnico Leonardo Carvalho lamentou os sucessivos erros.
“Fizemos um bom primeiro set, com um bom controle emocional. No entanto, infelizmente, não conseguimos manter a concentração e cometemos muitos erros, principalmente nos saques forçados. Mas tivemos a oportunidade de fechar o quinto set em nossas mãos e não conseguimos. Perdemos a paciência e o equilíbrio emocional”, avaliou o treinador.
Para o treinador, apesar da derrota, a seleção brasileira continua entre as favoritas. “Perdemos para um time muito difícil de enfrentar. O Japão deu um show na defesa e tem uma equipe com excelente qualidade técnica. Depois dessa vitória, passam a ser um dos favoritos, assim como nós também continuamos nesta relação. Também destacou os Estados Unidos, a Bulgária, a Rússia, a Argentina e a Sérvia. Irã e Índia também correm por fora porque estrearam com uma boa vitória”, apontou Leonardo Carvalho.
Capitão do Brasil, o central Otávio concordou com as palavras do treinador. “O Japão dificultou muito o nosso jogo. Eles defenderam muito e nós tivemos dificuldades para finalizar os ataques. Não jogamos bem. Mesmo assim, tivemos o tie-break em nossas mãos e não conseguimos vencer’, avaliou.
Japoneses festejam com dança e coreografias
Durante todo o jogo, cada ponto marcado pelos jogadores japoneses tanto dentro de quadra quanto no banco de reservas chamava a atenção de todos com suas comemorações. Com danças e coreografias no estilo samurai, os asiáticos fizeram uma grande festa após a inesperada vitória.
“Estrear ganhando os atuais campeões e dentro da casa deles realmente é muito bom. Nossa principal força hoje foi a nossa defesa”, disse Noriaki Sako.
O levantador Kuboyama também festejou o resultado. “O Brasil é uma equipe muito técnica e com muita força. Para vencê-los, tivemos que usar toda a técnica da nossa defesa”, afirmou.
Sérvia passa com facilidade pela Bélgica
No último jogo do dia no Caio Martins, um confronto europeu. A Sérvia não encontrou dificuldades para superar a Bélgica por 3 sets a 0 (25/21, 25/15 e 25/16), em 1h04 de partida, válida pelo grupo D.
Aleksandar Atanasijevic, capitão da Sérvia, destacou a força do bloqueio da sua equipe. “Estamos focados para passar para a próxima fase. Hoje, o primeiro set foi bem disputado. Tivemos uma boa atuação no bloqueio e conseguimos vencer bem as duas parciais seguintes”, avaliou o atacante, maior pontuador da partida, com 16 acertos – 12 de ataque, dois de bloqueio e dois de saque.
Capitão da Bélgica, Sam Deroo lamentou o resultado negativo no primeiro duelo. “A Sérvia foi melhor do que nós. Estamos nos esforçando muito e esperamos melhorar na próxima partida para continuarmos com chance de passar para a próxima fase”, disse.
Nesta terça-feira, os times voltarão à quadra do Caio Martins. A Sérvia enfrentará o Irã, a partir das 18h30, num duelo de invictos. Antes, às 16h, Canadá e Bélgica buscarão a primeira vitória.
Divulgação
Nenhum comentário:
Postar um comentário