Páginas

domingo, 30 de maio de 2010

(COPA PAN-AMERICANA) Numa virada sensacional, Brasil vence Canadá com mais uma boa atuação no bloqueio


A juventude venceu a experiência. Assim foi o confronto entre Brasil e Canadá pela segunda rodada da V Copa Pan-Americana masculina de vôlei nesta terça-feira (25.05). Depois de perder os dois primeiros sets, a seleção brasileira de novos mostrou poder de reação e ganhou por 3 sets a 2, parciais de 16-25, 20-25, 25-20, 25-23 e 15-8, no ginásio Roberto Clemente Hato Rey, em San Juan, Porto Rico.

Com o resultado, o Brasil garantiu o primeiro lugar da chave A e está bem próximo de conseguir a classificação diretamente para as semifinais. Se for um dos dois melhores primeiros colocados dos grupos, o Brasil não precisará jogar as quartas-de-final.

Após a partida, Rubinho, técnico da equipe brasileira, festejou a vitória e lembrou que o confronto foi o primeiro grande desafio do grupo.

“Esta partida serviu como uma grande lição para nossa jovem equipe. No terceiro set, diminuímos o número de erros e jogamos com mais consistência e maior estabilidade”, avaliou o treinador.

Nesta quarta-feira (26.05), os brasileiros folgarão na terceira rodada. O Canadá voltará à quadra e enfrentará a Colômbia, a partir das 17h (de Brasília).

Esta foi a segunda vitória verde-amarela. Na estreia, o Brasil superou a Colômbia por 3 sets a 1.

Enquanto o Brasil, que joga pela primeira vez a Copa Pan-Americana, optou por ser representado por uma equipe com jogadores de até 23 anos, o Canadá – vice-campeão nas duas últimas edições – levou sua equipe principal. Esta é a primeira competição preparatória do time canadense para o Campeonato Mundial, que será disputado, em outubro, na Itália.

Esta é a primeira vez que o Brasil participa da competição. A equipe é formada por jogadores que se destacaram na Superliga 09/10 e que tiveram passagens de sucesso pelas seleções brasileiras de base. O time é comandado por Rubinho, assistente-técnico de Bernardinho na seleção principal.

O jogo

O Canadá começou melhor a partida com força e eficiência no ataque e abriu quatro pontos de vantagem (7/3). Mas o Brasil reagiu e diminuiu a diferença para apenas um ponto (7/6). Os canadenses voltaram a dominar e chegaram à segunda parada técnica com sete pontos de diferença (16/9). Destaque para o oposto Schmidt, responsável pelas bolas de segurança. O bloqueio canadense, que marcou seis pontos em toda parcial, anulou a tentativa de ataques do Brasil. O time não reagiu e o Canadá fechou em 25/16.

O técnico Rubinho optou por começar o segundo set com o oposto Renan e o levantador Gelinski, no lugar de Kaio e Fidele, respectivamente. Mas as mudanças não surtiram efeito. O Canadá continuou dominando. Na primeira parada técnica, os canadenses tinham o dobro de pontos do Brasil (8/4).

Os brasileiros chegaram a diminuir a diferença para apenas dois pontos (9/7), mas o equilíbrio do jogo ficou por aí. O Canadá ampliou ainda mais: 16/10. Aos poucos, o Brasil evoluiu e mostrou um jogo mais consistente. A diferença que chegou a ser de sete pontos (19/12) caiu para apenas dois (22/20). Mas na reta final, os brasileiros voltaram a cometer erros no ataque e o Canadá marcou 25/20.

No começo do terceiro set, o Brasil chegou a ter um ponto de vantagem (4/3). Mas, rapidamente, como nas parciais anteriores, o Canadá voltou a dominar. No entanto, após a segunda parada técnica, o jogo mudou de cenário. O Brasil, que estava cinco pontos atrás (17/12), reagiu, empatou (17/17) e virou (18/17).

Na reta final, o domínio foi verde-amarelo. Destaque para o bloqueio, que marcou cinco pontos contra apenas um dos canadenses, que nas parciais anteriores se destacaram neste fundamento. E foi justamente no bloqueio deGustavão que o Brasil selou a vitória por 25/20.

A vitória na parcial anterior empolgou o Brasil no quarto set. A equipe apresentou um voleibol mais consistente. Pela primeira vez, os brasileiros chegaram à primeira parada técnica de um set à frente (8/7). A vantagem do time dirigido por Rubinho ficou sendo de apenas um ponto até o placar marcar 11/11. A partir daí, os brasileiros marcaram o jogo canadense e abriram (16/13). No entanto, o Canadá não se entregou, reagiu e virou (19/17). Mas, novamente, o bloqueio ajudou o Brasil, que virou e marcou 23/22. Depois de um erro canadense e do ataque de Maurício, o Brasil marcou 25/23, e levou a partida para o tie-break.

No quinto e decisivo set, o Brasil saiu na frente ao marcar 2/0, após o ace do meio de rede Isac. O bloqueio continuou fazendo a diferença. No paredão de central Gustavão, os brasileiros marcaram 6/3. Na primeira parada técnica, a vantagem era de quatro pontos (8/4). O Canadá não teve forças para reagir. O Brasil continuou motivado e administrou a diferença, até fechar em 15/08, no bloqueio de Gustavão.

O Brasil jogou com Fidele, Kaio, Maurício, Mão, Isac, Gustavão e o líberoPolaco. Durante a partida, entraram Maurício Souza, Renan, Gelinski, Bruno eMineiro.

Outras seis seleções disputam a quinta edição da Copa Pan-Americana. O grupo B é formado por Porto Rico, México e Estados Unidos, os atuais campeões. A chave C é composta por República Dominicana, Argentina e Venezuela.

Os dois melhores primeiros colocados dos grupos passarão diretamente para as semifinais. Enquanto o terceiro primeiro colocado jogará as quartas-de-final junto com as três equipes classificadas em segundo lugar das chaves.

Argentina termina em primeiro do grupo C

A Argentina estreou com vitória na Copa Pan-Americana ao derrotar na segunda-feira a República Dominicana por 3 sets a 0 (25/19, 26/24 e 25/22). Nesta terça-feira, na segunda rodada, o time portenho ganhou da Venezuela também por 3 sets a 0 (25/13, 25/19 e 25/22).

Com o resultado, o time argentino garantiu a primeira colocação do grupo C. Nesta quarta-feira, Venezuela e República Dominicana duelam em busca da classificação como segundo lugar do grupo. A partida será a partir das 20h (de Brasília).

Divulgação

Nenhum comentário:

Postar um comentário