Páginas

terça-feira, 25 de maio de 2010

(COPA PAN-AMERICANA) Brasil estreia com vitória

A seleção brasileira de novos masculina de vôlei venceu o primeiro desafio de 2010. Nesta SEGUNDA-FEIRA (24.05), na estreia da V Copa Pan-Americana, o Brasil venceu a Colômbia por 3 sets a 1 (25/17, 25/14, 24/26 e 25/23), no ginásio Roberto Clemente Hato Rey, em San Juan, Porto Rico.

O maior pontuador da partida foi o ponteiro brasileiro Maurício. O capitão do Brasil marcou 22 pontos, seguido pelo oposto Kaio, com 15 acertos, e pelo meio-de-rede Maurício Souza, com 12. Pela Colômbia, Alexander Moreno foi quem mais assinalou: 13 vezes.

Após a partida, o técnico Rubinho destacou que a importância de o Brasil participar da Copa Pan-Americana é dar experiência para os jovens jogadores. “Nossa equipe é muito alta, mas também muito jovem. Eles representam o futuro do voleibol do Brasil para o próximo ciclo olímpico. Esse time precisa jogar bastante internacionalmente. Fiquei satisfeito com a atuação do time neste primeiro jogo”, avaliou o treinador.

Assim como Rubinho, o ponteiro Maurício estava contente com a vitória. “Foi um bom jogo, apesar dos nossos erros depois dos dois primeiros sets. Temos que admitir também que o adversário melhorou o seu jogo nas duas últimas parciais”, completou o capitão brasileiro.

Canadá é o próximo adversário

Nesta TERÇA-FEIRA (25.05), o time verde-amarelo fará a segunda e última partida da fase classificatória. O adversário será o Canadá, a partir das 20h (horário de Brasília). O resultado definirá a colocação brasileira no grupo A.
O Canadá disputa a Copa Pan-Americana com a equipe principal. O time canadense, que folgou na primeira rodada, utilizará a competição como preparação para o Campeonato Mundial, em outubro, na Itália.

“Nossos jogadores estão voltando para a seleção após as ligas profissionais. Será uma boa oportunidade para começarmos a nossa preparação para o Mundial”, avalia Glenn Hoag, técnico canadense. No Mundial, o Canadá está no grupo F, junto com Sérvia, Polônia e Alemanha.
Esta é a primeira vez que o Brasil participa da competição. A equipe é formada por jogadores que se destacaram na Superliga 09/10 e que tiveram passagens de sucesso pelas seleções brasileiras de base. O time é comandado por Rubinho, assistente-técnico de Bernardinho na seleção principal.

Outras seis seleções disputam a quinta edição da Copa Pan-Americana. O grupo B é formado por Porto Rico, México e Estados Unidos, os atuais campeões. A chave C é composta por República Dominicana, Argentina e Venezuela.

Os dois melhores primeiros colocados dos grupos passarão diretamente para as semifinais. Enquanto o terceiro primeiro colocado jogará as quartas-de-final junto com as três equipes classificadas em segundo lugar das chaves.

Na estreia, O Brasil jogou com Fidele, Kaio, Maurício, Gustavão e Maurício Souza, além do líbero Polaco. Durante o jogo, entraram Gelinski, Bruno, Renan e Isac.

O jogo

O Brasil não encontrou grandes dificuldades para vencer o primeiro set. Apesar de a Colômbia ter saído na frente e marcado 5/1, os brasileiros se recuperaram e dominaram a parcial, até fecharem em 25/17.

No segundo set, a supremacia do Brasil, novamente, foi total. O time brasileiro marcou 12 pontos no ataque, dois no bloqueio e dois no saque, além de contar com nove erros do time colombiano. Apesar de também marcar dois pontos de bloqueio, a Colômbia não conseguiu parar o time brasileiro, que fechou o set em 25/14.

A Colômbia surpreendeu o Brasil no terceiro set. Dificultando a recepção brasileira, os colombianos saíram na frente e abriram 10/6. Os adversários ficaram à frente até o 18º ponto. Depois de dois bloqueios consecutivos, o time brasileiro virou o placar (20/18). No entanto, o time verde-amarelo cometeu uma grande quantidade de erros no ataque e a Colômbia voltou a dominar o placar (21/22). Os colombianos fecharam a parcial em 26/24, depois de um bloqueio.
No quarto set, o ponteiro Mão voltou à quadra no lugar de Bruno.

O Brasil saiu na frente e abriu 3/1. Mas a Colômbia voltou a dificultar o jogo brasileiro e chegou ao primeiro tempo técnico à frente (7/8). Os adversários continuaram dificultando a partida e não deixaram o Brasil deslanchar. No bloqueio do oposto Renan, os brasileiros marcaram 25/23 e fecharam o set e a partida.

Estados Unidos são os atuais campeões

Esta é a quinta edição da Copa Pan-Americana, que foi disputada pela primeira vez em 2006. Os Estados Unidos somam três títulos (2006, 2008 e 2009) e o México tem uma conquista (2007).
Canadá e República Dominicana têm três medalhas cada um. Os canadenses ganharam duas medalhas de prata (2008 e 2009) e uma de bronze (2006), enquanto os dominicanos somam dois bronzes (2008 e 2009) e uma prata (2006).
Pela primeira vez a competição será disputada em Porto Rico. As edições anteriores foram realizadas no México, no Canadá e na República Dominicana.

Divulgação

Nenhum comentário:

Postar um comentário