Páginas

quinta-feira, 6 de maio de 2010

(SELEÇÃO MASCULINA) Começa a preparação para a Liga Mundial

Seleção masculina vai em busca do Hexa (Foto: Divulgação)

O ano começou para a seleção brasileira masculina de vôlei e, como sempre, o técnico Bernardinho não quis perder tempo. Mesmo com apenas cinco dos 19 jogadores convocados para a Liga Mundial o treinador deu início ao trabalho, no Aryzão, o Centro de Desenvolvimento do Voleibol, em Saquarema (RJ). O ponteiro Murilo, o líbero Escadinha, o levantador Marlon, o meio de rede Sidão e o oposto Wallace - que também treina com a seleção de novos - voltaram à rotina dos treinos, numa quadra bem mais vazia do que o normal, mas nem por isso são menos exigidos. Na próxima semana começam a chegar os demais convocados e aí sim Bernardinho poderá exigir esforço integral da turma.

No primeiro semestre, a seleção brasileira terá como meta vencer o duelo particular com a Itália e conquistar o nono título da Liga Mundial, somando um a mais que a Azurra. Em 2009, com uma seleção renovada, o time comandado por Bernardinho venceu a Sérvia e subiu pela oitava vez ao lugar mais alto do pódio.

No entanto, a competição mais importante da equipe no ano será no segundo semestre. Na Itália, entre os dias 25 de setembro e 10 de outubro, a seleção brasileira lutará pelo tricampeonato Mundial (2002 e 2006), feito só alcançado pela Itália na década de 90 (90, 94 e 98).

“Este ano todas as nossas atenções estarão voltadas para o Campeonato Mundial. Temos que pensar o tempo todo nesta competição. Teremos a Liga Mundial que servirá também como uma boa preparação. Agora, temos que pensar o Mundial como sendo único. Pouco importa se vamos conquistar o bi, o tri ou o tetra. O mais importante é nos concentrarmos nessa preparação”, disse Bernardinho.

PRÓXIMOS CONVOCADOS

Bernardinho já definiu a data de apresentação dos próximos convocados. No próximo DOMINGO (09.05), o ponteiro Giba será o quinto jogador a se apresentar. No dia 10 (segunda-feira), outros seis atletas estarão em Saquarema: os centrais Éder, Rodrigão e Lucão, o líbero Mário Jr, o levantador Sandro e o ponteiro Thiago Alves. O levantador Bruno se apresentará ao treinador no dia 11 (terça-feira).

Três jogadores que atuam no exterior se apresentarão no dia 16 (domingo): o ponteiro João Paulo e o oposto Théo, que atuam no Japão, e Leandro Vissotto, oposto que joga na Itália. O último a se apresentar será o ponteiro Dante, que chega a Saquarema no dia 20 (quinta-feira).

Dos 19 inscritos na Liga Mundial, três treinam com a seleção de novos: o central Tiago Barth, o oposto Wallace e o ponteiro Maurício. Este grupo treina no Aryzão desde a última semana de abril. A equipe representará o Brasil na Copa Pan-Americana, que será disputada em Porto Rico, entre os dias 23 e 29 de maio. O treinador do time é Rubinho, auxiliar de Bernardinho na equipe principal.

OS PRIMEIROS ADVERSÁRIOS

Em 2010, a equipe está no grupo A, ao lado de Bulgária, Holanda e Coreia do Sul. A estreia brasileira será contra os búlgaros no dia 4 e 5 de junho, no ginásio Sabiazinho, em Uberlândia, Minas Gerais. Em seguida, o time enfrentará a Holanda, nos dias 12 e 13, no ginásio Nilson Nelson, em Brasília, para depois, nos dias 18 e 19, duelar contra a Coreia do Sul, no Maracanãzinho, no Rio de Janeiro.

Em seguida, o time brasileiro embarcará para o exterior, onde enfrentará Holanda, Coreia e Bulgária, respectivamente. A fase final será realizada entre os dias 21 e 25 de julho, em Córdoba, na Argentina.

A Liga Mundial terá a participação de 16 seleções. O grupo A é formado por Brasil, Bulgária, Coreia do Sul e Holanda. Sérvia, China, Itália e França formam a chave B, enquanto o grupo C é composto por Rússia, Estados Unidos, Finlândia e Egito. Cuba, Argentina, Alemanha e Polônia integram a chave D.

Divulgação

Nenhum comentário:

Postar um comentário