Páginas

quinta-feira, 13 de maio de 2010

(SELEÇÃO MASCULINA) Equipe corre contra o tempo para estreia na Liga Mundial

A 22 dias da estreia na Liga Mundial, primeiro compromisso da temporada 2010, a seleção brasileira masculina de vôlei segue treinando em ritmo acelerado no Aryzão, em Saquarema (RJ). Com 15 dos 19 jogadores convocados já integrados ao grupo, o técnico Bernardinho corre contra o tempo para preparar a equipe para a estreia contra a Bulgária, no dia quatro de junho, em Uberlândia (MG).

Dos jogadores convocados para a Liga Mundial, 15 já se apresentaram no Aryzão: os levantadores Sandro, Bruno e Marlon, o oposto Wallace, os ponteiros Murilo, Giba, Thiago Alves e Mauricio, os centrais Rodrigão, Éder, Lucas, Sidão e Tiago Barth e os líberos Sérgio Escadinha e Mario Junior.

Os quatro últimos a chegar serão o ponteiro Dante e os opostos Theo, Leandro Vissoto e João Paulo, que se apresentarão até o fim da próxima semana. O ponteiro Giba, liberado para ir aos Estados Unidos, e o levantador Marlon e o líbero Sérgio Escadinha, ambos com dores na região lombar, não participaram dos treinamentos desta QUINTA-FEIRA (13.05).

“Do grupo que tenho até o momento, só o Wallace e o Murilo estão prontos para realizar qualquer tipo de trabalho. Os outros estão com limitações físicas ou técnicas, que só serão superadas com a sequência de treinos. Por isso, estamos revendo o cronograma de treinos e suspendendo algumas folgas, para que possamos intensificar a preparação. Infelizmente não conseguimos repetir o planejamento do ano pasado, quando fizemos amistosos e disputamos torneios na Europa antes da estreia na Liga Mundial”, explica o treinador.

Para a estreia na competição, Bernardinho admite que não poderá contar com força máxima para enfrentar os búlgaros. De acordo com o treinador, o aspecto físico será determinante na definição da equipe que jogará contra os europeus em Uberlândia.

“Não teremos o melhor time na primeira rodada e este é um fato que me deixa preocupado, já que a Bulgária é, teoricamente, o rival mais forte da nossa chave na primeira fase e realizará amistosos na Argentina antes da estreia. Vamos ter que selecionar os jogadores que estiverem em melhores condições para as primeiras partidas. Não podemos correr riscos de perder alguém por mais tempo”, completa o treinador, que garante que apesar de o Campeonato Mundial ser o principal objetivo do ano a Liga Mundial não será deixada de lado.

“O Campeonato Mundial é o principal objetivo, mas não é o único. Vamos lutar com todas as forças para vencer a Liga Mundial também. Mas temos consciência de que a competição também servirá como preparação para o Mundial”, conclui Bernardinho.

Levantador titular da equipe em 2009, Bruno é um dos mais motivados com mais um início de temporada na seleção brasileira. Integrado à equipe desde terça-feira, o camisa um do Brasil fez elogios aos primeiros treinamentos com o novo grupo.

“Estamos todos muito motivados para recomeçar o trabalho. Já tive alguns dias de folga após o fim da Superliga e agora o foco é todo na seleção. O grupo ainda está chegando e o trabalho por enquanto está sendo puxado nas partes física e técnica. É com esta base que enfrentaremos a temporada, que conta com duas competições muito importantes: a Liga Mundial e o Campeonato Mundial”, afirma o levantador.

Companheiro de Bruno na Cimed/Malwee (SC), o central Lucas quer manter a rotina de subir no lugar mais alto do pódio. Em 2009, ele fez parte da seleção brasileira nos títulos da Liga Mundial, do Sul-Americano e da Copa dos Campeões, além de ter vencido a Superliga 09/10 com a equipe catarinense.

“Estou mais motivado do que nunca. A temporada passada foi muito especial para mim, tanto no clube como na seleção, e quero comemorar muitos títulos este ano novamente. Em 2009 enfrentamos uma pressão muito grande pelo fato de estarmos dando sequência ao trabalho de uma geração que venceu todas as competições que disputou, mas acredito que a cada ano o peso será menor”, acredita o central brasileiro.

Na primeira rodada da Liga Mundial, o Brasil enfrentará a Bulgária, nos dias quatro e cinco de junho, em Uberlândia. Depois, nos dias 12 e 13, jogará contra a Holanda, em Brasília. Na terceira rodada, medirá forças com a Coreia do Sul, nos dias 18 e 19 do mesmo mês, no Rio de Janeiro.

Em seguida, o time brasileiro embarcará para o exterior, onde enfrentará Holanda, Coreia e Bulgária, respectivamente. A fase final será realizada entre os dias 21 e 25 de julho, em Córdoba, na Argentina.

A Liga Mundial terá a participação de 16 seleções. O grupo A é formado por Brasil, Bulgária, Coreia do Sul e Holanda. Sérvia, China, Itália e França formam a chave B, enquanto o grupo C é composto por Rússia, Estados Unidos, Finlândia e Egito. Cuba, Argentina, Alemanha e Polônia integram a chave D.
Divulgação

Nenhum comentário:

Postar um comentário