Páginas

quinta-feira, 6 de maio de 2010

(SELEÇÃO FEMININA) Seleção treina focando Mundial no Japão

O Campeonato Mundia é o foco da Seleção em 2010

As atividades da seleção brasileira feminina de vôlei mal começaram e a cabeça já está longe, mais precisamente no Japão. O motivo é simples. Em novembro, a equipe comandada por José Roberto Guimarães disputará o Campeonato Mundial, um dos poucos títulos que o Brasil ainda não conquistou. Por isso, segundo técnico e jogadoras, que treinam desde a última SEGUNDA-FEIRA (03.05), no Aryzão, o Centro de Desenvolvimento do Voleibol, em Saquarema (RJ), a ordem é aproveitar amistosos e Grand Prix como preparação para a principal competição de 2010. 


“Durante todo o ano, tudo o que fizermos será visando à preparação para o Mundial. Ao contrário do que foi feito em 2009, quando disputamos sete competições, este ano resolvemos treinar mais e jogar menos partidas oficiais. Antes do Campeonato Mundial, faremos três séries de amistosos e disputaremos apenas o Grand Prix”, explicou Zé Roberto.

Para que no fim do ano o objetivo seja alcançado e o Brasil conquiste o ouro inédito, a palavra-chave é preparação. “A seleção está passando por um momento de transição. Perdemos jogadoras experientes e estamos renovando a equipe. Alguns times, caso da Itália, já completaram este processo. Mas a chave de tudo é a preparação. Podemos não ter a melhor equipe, mas os treinamentos vão fazer com que o time cresça. Teremos condições de enfrentar grandes seleções e brigar pelo título”, afirmou o treinador.

Duas vezes vice-campeã, em 1994 e 2006, a seleção brasileira não vê a hora de conquistar o título do segundo campeonato mais importante do voleibol mundial, atrás apenas dos Jogos Olímpicos.

“Há sempre a esperança de vencer uma competição tão importante como esta e vamos lutar por isso. Ficamos em segundo lugar duas vezes. Este ano, vamos tentar chegar à final novamente e brigar pelo título”, disse Zé Roberto.

O treinador convocou 16 jogadoras para os treinamentos em Saquarema. Destas, 12 estiveram em quadra na decisão da Superliga feminina 09/10 – Thaísa, Sassá, Adenízia, Ana Tiemi, Natália, Jaqueline e Camila Brait pelo Sollys/Osasco (SP); Fabi, Fabiana, Dani Lins, Carol Gattaz e Joycinha pela Unilever (RJ). Apesar disso, Zé Roberto garante que a rivalidade ficou nos clubes. 

“Não existe rivalidade na seleção. Isso é coisa de clube. Aqui todas vestem a mesma camisa e têm os mesmos sonhos e objetivos. As atletas estão acostumadas a esta rotina. Toda a concentração deve ser no trabalho de seleção”, assegurou.

Das atletas convocadas, apenas a ponteira Paula Pequeno, que atua no voleibol russo, ainda não se apresentou. 

Além do Campeonato Mundial, o único título que a seleção brasileira feminina ainda não tem é o de campeã da Copa do Mundo, feito que poderá ser alcançado em 2011.

AMISTOSOS

Durante o ano de 2010, a seleção feminina disputará amistosos contra três seleções: Japão, Alemanha e Estados Unidos. A primeira série será no próximo mês. Nos dias 17 e 19 de junho, em Natal, e 21 e 22, em Maceió, o Brasil enfrentará o Japão. Em julho, será a vez dos jogos contra a Alemanha, em Minas Gerais. E em setembro, o time verde-amarelo enfrentará os Estados Unidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário