Páginas

sexta-feira, 21 de outubro de 2011

(PAN-AMERICANO) Em reedição de 2007, Brasil se vinga de Cuba e leva ouro

Brasil conquistou o ouro em Guadalajara (Foto: Luiz Pires/VIPCOMM)

Não faltavam motivos para ansiedade: a dolorosa derrota para Cuba, em casa, no Rio 2007, há quatro anos; a conquista de uma medalha de ouro inédita para uma geração campeã olímpica e tetracampeã do Grand Prix; e uma homenagem à ponteira Jaqueline, que se contundiu logo na estreia dos Jogos Pan-americanos Guadalajara 2011. Depois de muita emoção e algum sofrimento, o Brasil finalmente deu o troco de quatro anos atrás e derrotou Cuba por 3 sets a 2 (25/15, 21/25, 25/21, 21/25 e 15/10), nesta quinta-feira, dia 20, num apinhado Complexo Ávila Camacho, em 2 horas e 12 minutos. Na disputa da medalha de bronze, os Estados Unidos venceram a República Dominicana por 3 sets a 1.

Foi a quarta vez em que os dois rivais se enfrentaram numa final pan-americana: agora, cada um tem duas vitórias. O Brasil ganhou em Winnipeg 1999 e Guadalajara 2011, enquanto as cubanas levaram a melhor em Havana 1991 e Rio 2007. A equipe feminina do Brasil tem ainda mais dois títulos dos Jogos, conquistados em Chicago 1959 e em São Paulo 1963. Na cerimônia de premiação, a levantadora Dani Lins foi eleita a melhor do torneio.

"Suportamos uma pressão muito grande neste Pan-americano, então essa é uma conquista muito especial", afirmou a líbero Fabi, que enalteceu a força do conjunto brasileiro. "O fato de termos apenas uma jogadora premiada não nos deixa triste. Pelo contrário. Mostra que só alcançamos a nossa meta por causa do nosso conjunto".

No pódio, brasileiras fizeram um homenagem a Jaqueline (Foto: Luiz Pires/VIPCOMM)

O técnico José Roberto Guimarães também frisou a boa atuação das suplentes da equipe, que entraram em momentos cruciais da partida e não comprometeram. Fernanda Garay - que praticamente não saiu de quadra depois do terceiro set e teve grande atuação - mereceu um elogio público do comandante. "A Fernanda Garay fez uma grande partida. Fizemos alterações na equipe e ele continuou respondendo muito bem durante o jogo", disse. "Nossa força foi o grupo", continuou. Mesmo com o resultado apertado, o técnico do Brasil afirmou que não lhe passou pela cabeça perder a partida. "Logo no início do tie-break, eu senti que a equipe estava bem, equilibrada, concentrada. Temos que lembrar que temos jogadoras jovens, como as nossas levantadoras. Temos que dar mais bagagem internacional a elas".

A ponteira Jaqueline, que se contundiu na primeira partida da seleção no Pan de Guadalajara, também foi lembrada após a vitória. "Lógico que a Jaque fez muita falta. Ela manda mensagens todos os dias e nos cobrava essa medalha. Certamente, o ouro também pertence à Jaque", disse Thaisa.

Brasil venceu Cuba no tie-break (Foto: Luiz Pires/VIPCOMM)

O roteiro da final do Pan do Rio, em 2007, foi seguido à risca: Brasil e Cuba fizeram um jogo emocionante de cinco sets, em que o Brasil venceu o primeiro e terceiro sets, enquanto que Cuba levou a melhor no segundo e no quarto. Desta vez, porém, deu Brasil no fim. Líder do ranking mundial, a geração vitoriosa conquistou a medalha que lhe faltava.

E pareceu que seria mais tranqüilo. O primeiro set foi vencido pelo Brasil por 25 a 15, com enorme facilidade. Logo no início, o Brasil abriu oito pontos de vantagem sobre Cuba e chegou a 11/3. Pressionada, as rivais cometiam erros primários na recepção. A reação cubana veio no segundo set, quando a variação de jogadas começou a surtir efeito e mostrar as falhas do bloqueio brasileiro. Ajudada pelos saques poderosos de Carcaces, Cuba venceu o set em 25/21 e empatou o jogo.

Depois de dois sets dominados por erros, o equilíbrio foi a tônica do terceiro, com um aproveitamento melhor do ataque das duas equipes. A entrada de Fernanda Garay deu novo gás à equipe brasileira na partida, que fechou a parcial em 25/21. Mas a esperança de uma vitória tranquila caiu de vez por terra na quarta etapa, quando o Brasil voltou a oscilar bastante e Cuba passou a explorar as falhas defensivas da equipe brasileira. Depois de abrir oito pontos de vantagem em 24/16, Cuba ainda perdeu cinco set points seguidos, antes de fechar a parcial em 25/21.

A reação tardia do quarto set ajudou a equipe brasileira a recuperar a confiança para o tie-break. Sólido como poucas vezes se viu na finalíssima, o time deu poucos espaços para a esperança cubana. Errou pouco, variou bem os ataques e apresentou uma consistência até então inédita na defesa. Num ataque de Tandara, o Brasil fechou o jogo em 15/10 e comemorou mais que uma medalha: o ouro que ainda faltava para uma geração vitoriosa.

CLASSIFICAÇÃO FINAL

1º) Brasil
2º) Cuba
3º) Estados Unidos
4º) Republica Dominicana
5º) Porto Rico
6º) Peru
7º) Canadá
8º) México

Divulgação

Nenhum comentário:

Postar um comentário