Páginas

quinta-feira, 26 de maio de 2011

(LIGA MUNDIAL) Contra Porto Rico, Brasil inicia caminhada rumo ao decacampeonato

Brasil estreia na Liga Mundial com Bruninho, Vissotto, Giba, Bravo, Rodrigão, Lucão e o líbero Serginho

Brasil estreia nessa sexta-feira contra Porto Rico (Foto: Divulgação)

Desfalcada do melhor jogador do mundo, Murilo, que ficou no Brasil cuidando de problemas particulares, a seleção brasileira de vôlei inicia, nesta SEXTA-FEIRA (27.05), em San Juan, a caminhada rumo ao decacampeonato da Liga Mundial. Recordista de títulos do torneio, o Brasil faz sua primeira partida contra a estreante seleção de Porto Rico, às 21h30 (de Brasília), no Coliseu Roberto Clemente. O jogo será transmitido ao vivo pelos canais Sportv e Esporte Interativo.

Brasileiros e porto-riquenhos voltarão a medir forças no SÁBADO (28.05), nos mesmos local e horário, pela segunda rodada do Grupo A da competição. Depois, os sul-americanos retornarão ao Rio de Janeiro, onde enfrentarão a Polônia, enquanto os caribenhos receberão os Estados Unidos, em San Juan.

Brasil e Porto Rico já se enfrentaram nove vezes em competições internacionais, com oito vitórias brasileiras. A única derrota verde-amarela aconteceu em 2010, quando, representado pela Seleção de Novos, o Brasil perdeu a disputa de terceiro lugar da Copa Pan-Americana, realizada em San Juan.

Para o técnico Bernardinho, a breve preparação brasileira para a Liga Mundial 2011 também é um fator que deve refletir na partida.

“O tempo de preparação foi curto e ainda estamos bem longe do ideal, sem ritmo de jogo, então sabemos que não teremos condições de apresentar nosso melhor neste momento. Estamos em um grupo bastante equilibrado e todo resultado será importante. Porto Rico é uma seleção perigosa, que já mostrou ter condições de conquistar resultados interessantes nas principais competições internacionais e merece toda nossa atenção”, analisa o treinador, que lamenta a ausência de Murilo, mas aposta no valor do grupo para superar sua ausência e a de Dante, que iniciou os treinamentos há quatro dias.

“A ausência do Murilo é uma perda grande, principalmente por ter acontecido de maneira inesperada, como foi. É um jogador que se tornou uma de nossas referências nos últimos anos e este tipo de atleta é sempre difícil de ser substituído. Também não teremos o Dante, que foi o outro ponteiro titular no Campeonato Mundial, mas temos outros jogadores capazes de contribuir com a equipe”, completa Bernardinho.

O Brasil deverá iniciar a partida com Bruno, Leandro Vissotto, Giba, João Paulo Bravo, Lucas e Rodrigão, além do líbero Serginho.

Um dos mais experientes da equipe, o central Rodrigão acredita que o entrosamento adquirido nos últimos anos e a boa condição física da equipe poderão ajudar o Brasil a superar os desafios da estreia.

“Nosso grupo é basicamente o mesmo dos últimos dois anos e isso facilita o ajuste nestes momentos. Além disso, todos se cuidaram nas férias, tiveram tempo para descansar e chegaram bem fisicamente, o que é importante. O primeiro jogo deve ser o mais complicado, pois não enfrentamos Porto Rico há algum tempo. A tendência é que para a segunda partida tenhamos mais facilidade para nos adaptarmos ao jogo deles”, aposta o atacante de 32 anos.

Para o oposto Leandro Vissotto, o Brasil precisará de concentração total para superar os caribenhos, que jogarão diante de uma empolgada torcida. Além disso, o saque é uma arma que deverá ser bem utilizada.

“Pelas características da equipe de Porto Rico, o melhor caminho será apostar no saque. Desta forma, conseguiremos tirar a velocidade do jogo deles e obrigaremos o levantador a acionar o Soto (oposto) com mais frequência do que já acontece. Assim teremos condições de enfrentá-lo com o bloqueio e a defesa mais bem estruturados, o que é fundamental, devido à qualidade dele no ataque”, opina Vissotto.

Divulgação

Um comentário: