Páginas

terça-feira, 17 de maio de 2011

(MERCADO) "Gosto de me superar", diz Fernanda Venturini sobre retorno às quadras

Nos últimos 15 dias, a vida de Fernanda Venturini deu uma guinada de 360 graus. A jogadora refez os planos pessoais para atender ao convite do técnico da equipe Unilever, Bernardinho, com quem está casada desde 1999 e tem duas filhas, Júlia e Vitória. Até mesmo a cirurgia para correção de joanete, agendada para maio, em Florianópolis, foi adiada. A levantadora, considerada uma das melhores da história do vôlei mundial na posição e que estava há três anos sem jogar, voltará às quadras para representar o clube carioca na temporada 2011/12. A Unilever, heptacampeã da Superliga, divulgou a notícia de sua contratação nesta terça-feira (17/5). 

"Tudo estava pronto para a cirurgia. Já tinha até comprado a sandália de baruk que deveria usar no pós-operatório. Mas uma semana antes, em uma viagem com o Bernardo depois da conquista do título da Superliga pela Unilever, conversamos sobre a possibilidade de meu retorno. Já esperei bastante para ser operarada e vou adiar mais um pouco, já que teria todo o processo de recuperação. Não vai fazer diferença", explica Fernanda.

Fernanda sempre se destacou por suas habilidades individuais e visão de conjunto. E nunca negou ser uma atleta extremamente competitiva. "Gosto de me superar, de enfrentar desafios pessoais. Em quadra, gosto de ganhar. Na academia, quero sempre pegar mais peso, ir aumentando a minha série. Aprendi, ao longo da vida, que é difícil fazer planos. A minha ideia é jogar esta temporada. O problema vai ser se eu jogar bem e receber propostas", brinca.
Entre os pontos decisivos para aceitar o convite, Fernanda aponta a possibilidade de contribuir com o vôlei feminino brasileiro. "Gosto muito da ideia de poder colaborar com a Roberta (levantadora de 21 anos, que atuou na reserva) nesse seu processo de amadurecimento. Vejo que ela tem futuro e, logo, poderá assumir um time de nível. Também fico empolgada em atuar ao lado do trio Sheilla, Juciely e Natália, com quem nunca joguei", diz a levantadora, que tem três títulos nacionais conquistados com a Unilever nas temporadas 1997/98, 1999/00 e 2005/06. "O Bernardo sempre comentou que eu adoraria jogar com elas, fazer jogadas rápidas. Com a Valeskinha, Mari, Régis e Fabi eu já joguei", completa. 

O fato de estar com 40 anos não preocupa Fernanda, que garante estar melhor fisicamente do que há três anos, quando também decidiu abrir mão da aposentadoria para defender o Murcia, da Espanha. "Naquela época, estava planejando ser mãe pela segunda vez. Depois do nascimento da Vitoria, em 2009, voltei a fazer aula de localizada. Tenho uma turma ótima na academia e o ritmo é puxado. Corro eventualmente e, nos fins de semana, sempre que possível, jogo beach tênis. Minha expectativa é grande para ver como vou me apresentar em quadra. Mas vou ter tempo para treinar bastante antes do início da Superliga", comenta a jogadora, que também conta com acompanhamento médico e nutricional. 

Sempre presente na vida de Júlia, de 9 anos, e Vitória, de 1 ano e 6 meses, Fernanda diz que será natural as meninas sentirem um pouco sua ausência. "A Júlia fica dividida com a ideia da minha volta. Mas acho que ela vai gostar de me ver jogar, já que era muito pequena quando eu estava em quadra", acredita Fernanda, dona de 12 títulos brasileiros e da medalha de bronze nos Jogos Olímpicos de Atlanta/96. 

O time da Unilever está em férias e se reapresenta no dia 6 de junho, na Escola de Educação Física do Exército, na Urca, para o início dos treinamentos. Como é a atual campeã da Superliga, a equipe está classificada para a disputa do Sul-Americano, ainda sem data definida, que classifica o campeão para o Mundial de Clubes, previsto para outubro, em Doha, no Catar. 

Além de Fernanda Venturini, a Unilever já confirmou outros 12 nomes para a temporada 2011/12. Estarão no time as campeãs olímpicas Sheilla (oposta), Mari (ponta), Valeskinha (meio-de-rede) e Fabi (líbero); as meios-de-rede Juciely e Mara, as ponteiras Natália, Régis e Amanda, a levantadora Roberta, a oposta Juliana Nogueira e a líbero Juju Perdigão.


Divulgação

Nenhum comentário:

Postar um comentário