Páginas

quinta-feira, 14 de abril de 2011

(SUPERLIGA) Por trás do sucesso da Unilever, a energia de uma torcida apaixonada

Técnico Bernardinho com a torcida no ginásio do Pinheiros (Foto: Divulgaçao)

O sucesso da Unilever em quadra - a equipe disputa neste sábado, no Maracanãzinho, a segunda partida da série semifinal da Superliga Feminina de Vôlei 2010/11 - vai além do trabalho do vitorioso técnico Bernardinho à frente de um elenco de jogadoras diferenciadas. A cada jogo, das arquibancadas, uma legião fiel de torcedores empurra a equipe, vibrando o tempo todo, nos bons e nos maus momentos. Da mesma forma, depois de cada jogo o treinador e as jogadoras retribuem o carinho, distribuindo autógrafos e posando para fotos com os fãs.

"O time da Unilever criou uma identificação com o Rio", diz o técnico Bernardinho. "É uma torcida positiva, construtiva, que vem apoiando a equipe ao longo dos anos em todos os momentos, na vitória e na derrota. Há respeito e isso é muito importante. É uma torcida cheia de energia positiva."

A líbero Fabi também reconhece que torcida é fundamental. "O time tem uma trajetória bacana e, durante todos esses anos, a torcida sempre teve um papel muito importante. Desde 2005, quando me juntei ao grupo, até hoje, percebo que os torcedores da Unilever aumentam a cada temporada", diz a jogadora. "Temos uma torcida fiel e apaixonada, que nos impulsiona em momentos decisivos. É um torcedor que acompanha tabela, sabe dias e horários dos jogos. Lembro que, certa vez, depois de uma vitória, me despedi de um torcedor dizendo ‘até tal dia’. Ele respondeu de imediato que o jogo tinha mudado de data. E eu nem sabia ainda...", diverte-se.

Líbero Fabi na arquibancada ao lado de um torcedor (Foto: Divulgação)

Para com as jogadoras, o carinho dos torcedores é grande. Mas existem fãs que não se contentam em demonstrar a admiração apenas vibrando nos ginásios - gostam também de dar presentes. Um dos mais originais que a oposta Sheilla recebeu foi um travesseiro, com os seguintes dizeres: "Diva não dorme. Diva descansa a beleza."

Fabi faz questão de ressaltar a atenção que as jogadoras recebem dos fãs. "Eles conseguem descobrir exatamente do que a gente gosta. Lembro que, muitas vezes, já ganhei meu chocolate preferido, entre tantas marcas que existem. É um gesto de carinho, de cuidado, de atenção. Demonstra o quanto a pessoa gosta de você, se preocupa com você. Eles procuram saber exatamente o que a gente gosta, daí o lado bacana do presente."

Casal de Manaus, viajaram até São Paulo para ver a Unilever em ação (Foto: Divulgação)

A torcida é eclética. São pessoas de todas as classes sociais, de vários pontos do Brasil, como o casal formado pelo administrador de empresas Edair Rocha e a enfermeira Carla, de Manaus (AM), apaixonados de longa data pela Unilever, ou o servente de obras Odirlei Correa Pereira, de Nova Iguaçu (RJ), um torcedor recém-conquistado.

Em março, Edair e Carla, de passagem por São Paulo, puderam realizar um velho sonho: assistir, no ginásio em São Bernardo, a um jogo da equipe do técnico Bernardinho, a quem consideram um ícone do esporte. "O Bernardinho é um exemplo para todo mundo. Com seu espírito de liderança, consegue fazer as jogadoras se superarem, acreditarem que tudo é possível", disse Edair. "O time também é incrível. Nem acredito que posso ver de pertinho a Sheilla e a Mari em ação", completou Carla.

Odirlei, por sua vez, passou a se interessar por vôlei há menos de um ano. Em julho, o vascaíno, doente por futebol, começou a trabalhar em uma obra na Escola de Educação Física do Exército, na Urca, onde o time treina diariamente. Conheceu as jogadoras, se identificou com a equipe e já está se acostumando com o dia a dia do vôlei. "A Unilever tem um time forte, aguerrido, cheio de jogadoras da seleção. Gosto de todas. A Juciely e a Amanda são muito simpáticas. A Juciely arrebenta, joga muito bem. Sempre que aparecem na TV, mostro para a minha mulher (Cíntia), digo os nomes e conto que encontro todas elas no trabalho", comenta Odirlei, natural de Nova Iguaçu, que já ganhou uma camisa do time e vai assistir ao segundo jogo da semifinal no Maracanãzinho.

Divulgação

Nenhum comentário:

Postar um comentário