Páginas

quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

(SUPERLIGA) Medley/Campinas se destaca no preparo físico

O trabalho de preparação física é imprescindível no esporte de alto rendimento e na Medley/Campinas não é diferente. Comandados por Bruno Spíndola, os atletas têm passado por um ritmo intenso de treinamentos, desde o início das competições, em agosto, com os Jogos Regionais. Mas foi no mês de novembro que a equipe foi mais exigida, ao jogar nove partidas — uma pelo Campeonato Paulista, quatro pelos Jogos Abertos e quatro pela Superliga.

Para Bruno, a equipe fechou de forma positiva esse mês em que foi mais exigida. “O grupo chegou bem, aguentou o ritmo intenso de jogos e agora estamos começando uma nova etapa, um segundo período preparatório, que estabelecemos para segurar o ritmo da Superliga”, disse o preparador físico, que considera o resultado fruto de trabalho a longo prazo.

“Desde o início do projeto nós estabelecemos as metas e traçamos um cronograma, um plano de trabalho. Conseguimos aplicá-lo, mas obviamente, em alguns momentos, tivemos que fazer ajustes, em detrimento do calendário”, explicou Bruno, que mostra as diferenças do exercício da preparação física em períodos com mais partidas.

“Quanto mais jogos tiver, menos tempo sobra para treinar efetivamente o grupo. Em uma situação como essa deste último mês, o trabalho da preparação física, é voltado mais para a recuperação muscular, para a parte de prevenção de lesões e manutenção dos ganhos que os atletas tiveram. Agora, quando você tem um espaço mais longo entre um jogo e outro, é possível encaixar duas sessões de objetivos específicos, como força ou potência”, detalhou o preparador físico.

Bruno Spíndola acredita no bom rendimento da equipe durante a Superliga. “Hoje o grupo está muito bem, temos jogado em alto nível, as partidas estão equilibradas e é preciso que o grupo esteja bem fisicamente para aguentar partidas de cinco sets, e a Medley/Campinas está provando que tem gás para isso”, concluiu Bruno.

O próximo desafio da Medley/Campinas na Superliga Masculina de Vôlei será no sábado (4), às 17h, quando enfrentará o BMG / Montes Claros. A partida será no Ginásio Taquaral, em Campinas (SP).

Divulgação / Foto: Divulgação

Nenhum comentário:

Postar um comentário