Páginas

domingo, 31 de julho de 2011

(GRAND PRIX) Brasil chega à Coreia do Sul e começa aclimatação em solo oriental

Meninas da seleção brasileira já estão na Coreia do Sul (Foto: Divulgação/CBV)

A seleção feminina de vôlei já está em solo oriental para buscar o nono título do Grand Prix. Depois de mais de 28 horas de viagem, as brasileiras chegaram, neste DOMINGO (31.07), a cidade coreana de Busan, sede da primeira fase do grupo B da competição, onde enfrentarão, respectivamente, Japão, Alemanha e Coreia do Sul, entre sexta (05.08) e domingo (07.08).

O Brasil teve uma longa jornada até Busan. O primeiro vôo das brasileiras partiu de São Paulo com destino a Monique, na Alemanha. Neste trajeto foram 12 horas de viagem. Ao chegar ao aeroporto alemão, uma espera de duas horas e mais 12 de horas de vOo até a cidade de Seul, na Coreia do Sul. Já no país sede da primeira fase do grupo B, o time verde amarelo ainda pegou o último voo do percurso até a cidade de Busan.

O primeiro desafio das atuais campeãs olímpicas na Ásia é se adaptar ao fuso horário de 12 horas a mais em relação a Brasília. “Nesse primeiro momento vamos buscar a adaptação de toda a equipe ao fuso horário. A viagem foi cansativa, mas precisamos manter o grupo acordado. Por isso, optamos por fazer uma caminhada após o almoço”, explica o preparador físico do time brasileiro, José Elias Proença.

Desta forma, apenas três horas após a chegada ao hotel, o Brasil já estava pronto para a caminhada pela cidade de Busan. No entanto, o cenário escolhido para manter o grupo com os olhos abertos não poderia ser melhor. As brasileiras ganharam três horas para passear pelo maior shopping da cidade.

“Se elas dormissem na hora que chegamos ao hotel, elas iriam acordar no meio da noite sem sono. Esses primeiros três dias são complicados então temos que tomar cuidado com tudo desde a alimentação até a parte física”, garante José Elias.

A ponteira Paula Pequeno concorda com o preparador físico. “Somente quem passa por esse fuso horário sabe o quanto é difícil. No terceiro dia sempre acaba batendo um cansaço maior, mas acabamos nos adaptando”, explica a campeã olímpica.

Bolo para o chefe

No dia em que o Brasil chegou à cidade de Busan, o treinador José Roberto Guimarães completou 57 anos e ganhou um bolo comemorativo no jantar da equipe. Campeão olímpico com a seleção masculina em 1992 e com a feminina em 2004, Zé Roberto está acostumado em passar a data longe da família.

“Ano passado a primeira etapa do Grand Prix foi no Brasil e pude comemorar o meu aniversário com os meus familiares, mas, normalmente, passo longe de casa. Já estou até acostumado”, diz o técnico.

Divulgação

Nenhum comentário:

Postar um comentário