Páginas

quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

(SUPERLIGA) CBV divulga novo ranking para temporada 2012/13

Novas listas foram divulgadas pela CBV (Foto: Divulgação/CBV)

A Unidade de Competições de Vôlei de Quadra da Confederação Brasileira de Voleibol (CBV) divulgou nesta QUARTA-FEIRA (29.02) o ranking dos atletas para a temporada 12/13 da Superliga de vôlei. O ranking oficial foi implantado pela CBV em 92/93, com o objetivo de gerar equilíbrio entre os times participantes da competição, que têm limite na pontuação geral para a formação do grupo.


O sistema de pontuação contempla a qualidade técnica de cada jogador, sua carreira e desempenho nas últimas temporadas. Os números variam de um a sete pontos. Com o atual ranking, cada equipe tem o direito de formar o grupo com atletas cujo somatório de suas pontuações não seja superior a 32 pontos e tenha, no mínimo, sete pontos. O ranqueamento dos jogadores é aprovado por todas as equipes que disputam a Superliga.

O sistema de ranking é uma fórmula consolidada, que proporciona competições niveladas, sem disparidades técnicas, despertando redobrado interesse de todos os envolvidos.

Superliga masculina

Na Superliga masculina, são ranqueados os 135 melhores atletas brasileiros e estrangeiros. A mudança em relação à temporada passada é que, neste ano, cada time pode contar com dois atletas estrangeiros e não mais com apenas um. Os atletas que permanecerem na mesma equipe da temporada anterior, mesmo que tenham acréscimo de pontos, será mantida a pontuação estabelecida na temporada anterior. Caso o atleta tenha sua pontuação reduzida, prevalecerá o menor número de pontos.

A regra para a competição masculina determina que cada time pode inscrever, no máximo, três jogadores avaliados com sete pontos. Fica mantido que o jogador que tenha atuado no exterior na temporada anterior retorna ao Brasil com a pontuação zerada. Para as demais graduações, a inscrição é livre, desde que respeitada a pontuação máxima por equipe, de 32 pontos.

Em relação aos jogadores de pontuação máxima, não houve nenhuma alteração. Seguem com sete pontos: Bruno, Dante, Giba, Leandro Vissotto, Lucão, Murilo, Ricardinho e Rodrigão. Quatro atletas aumentaram de cinco para seis pontos: o cubano Camejo, Theo, Wallace Martins e Wallace Souza.

Superliga feminina

Na competição feminina, foram ranqueadas as 118 melhores atletas brasileiras e estrangeiras. Na Superliga feminina 12/13, cada time também poderá inscrever três atletas que tenham o valor máximo, de sete pontos. Em relação ao restante do ranqueamento, a regra é a mesma do masculino, com liberdade até chegar aos 32 pontos totais.

Quanto aos estrangeiros, cada time do campeonato feminino também tem direito a inscrever duas atletas. Essa jogadora também chega com pontuação zero quando vinda do exterior.

Entre as jogadoras de pontuação máxima, nove delas se mantêm com sete pontos: Fabiana, Fofão, Jaqueline, Mari, Natália, Paula Pequeno, Sheilla, Thaisa e Walewska. Já a levantadora Fernanda Venturini, que retornou às quadras na temporada 11/12, passou de cinco para sete pontos. Na lista seguinte, destaque para a central Juciely, que passou de quatro para seis pontos.


Ranking masculino

Ranking feminino



Divulgação

Nenhum comentário:

Postar um comentário