Páginas

segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

(SUPERLIGA) Em BH, cubanas se enfrentam nesta segunda no encerramento da 3ª rodada

Herrara é a principal atacante do Usiminas/Minas (Foto: Divulgação)

O cenário era perfeito para uma vitória brasileira. Com o ginásio do Maracañazinho lotado, o Brasil entrou em quadra para enfrentar Cuba pela final do vôlei feminino dos Jogos Pan-Americanos de 2007, no Rio de Janeiro. Após mais de duas horas de um jogo tenso, a oposto cubana Daími Ramirez defendeu um ataque da brasileira Sheilla e possibilitou o contra-ataque das caribenhas. A ponta cubana Santos colocou a bola no chão. Cuba venceu o jogo e sagrou-se campeã pan-americana em uma das derrotas mais doloridas do voleibol brasileiro.

Dois personagens daquela partida estarão em quadra, nesta SEGUNDA-FEIRA (14), pela terceira rodada do returno da Superliga Feminina 10/11. O Banana/Boat Praia Clube, da oposto cubana Daími Ramirez, enfrentará a Usiminas/Minas, da também cubana Yusleyni Herrera, às 18h30, na Arena Vivo, em Belo Horizonte (MG). A partida terá transmissão ao vivo do canal SPORTV.

Tanto Ramirez quanto Herrera faziam parte da seleção cubana que enfrentou o Brasil na decisão dos Jogos Pan-Americanos de 2007. Ambas as jogadoras têm um carinho especial pelo título conquistado em solo brasileiro. No entanto, Ramirez não tem dúvidas em dizer qual foi o momento mais especial da carreira.

“A experiência de disputar uma Olimpíada é incrível. Eu tive a oportunidade de participar dos Jogos Olímpicos de Atenas (2004) e Pequim (2008). Em Atenas, nosso time era jovem e estávamos enfrentando grandes seleções de todo o mundo. Jogamos muito bem contra o Brasil na disputa pela medalha de bronze e provamos que tínhamos uma geração talentosa”, diz Ramirez.

Medalhista olímpica, Ramirez é a 3ª maior pontuadora da Superliga (Foto: Divulgação)

Dificuldade

A ponta Herrera, da Usiminas/Minas, não esteve na conquista do bronze em Atenas, mas participou dos Jogos Olímpicos de Pequim em 2008. A atleta curte a temporada em Minas Gerais depois de um período difícil na vida profissional. Por legislação do governo cubano, os jogadores que querem sair do país de forma legal precisam ficar dois anos afastados das quadras, e ainda não poderão mais disputar partidas pela seleção de Cuba.

“Foi muito difícil ficar dois anos sem jogar vôlei. Eu tinha medo de engordar e não voltar a jogar no mesmo nível. Fiz bastante academia para manter a forma”, afirma Herrera.

Assim como Herrera, Daími não guarda boas lembranças do período de inatividade. “Eu me senti discriminada. Foi um momento difícil da minha vida. Procurava correr todos os dias, além de ir à academia. Essa temporada em Uberlândia é um recomeço”, explica Ramirez.

Amizade e saudades

E o recomeço de Ramirez e Herrera tem sido de sucesso. As duas atletas são destaques de suas equipes na Superliga. Ramirez é a terceira maior pontuadora do torneio com 229 pontos e aparece como a sexta atacante mais eficiente. Já Herrera é a quarta maior pontuadora com 223 pontos e a segunda atacante mais eficiente. Nesta segunda-feira a expectativa é de um grande jogo.

“Essa partida é muito importante para o nosso grupo. Estamos vindo de uma derrota difícil para o BMG/Mackenzie e precisamos da vitória. A Herrera é uma grande amiga e nos ajudamos muito fora da quadra, mas somos profissionais e queremos a vitória”, garante Ramirez.

Herrera tem uma opinião parecida com a amiga sobre o clássico mineiro. “Espero que a equipe se apresente bem. Eu e a Ramirez somos boas amigas e conhecemos o jogo uma da outra. Mas dentro da quadra queremos a vitória”, diz Herrera.

As duas atletas cubanas vivem sozinhas no Brasil e tem em comum uma grande saudade da família. Ao ser questionada qual seria o seu sonho para o futuro, Herrera não titubeou:

“O meu grande sonho é poder ter a minha família por perto”, disse a atleta.

A partida entre o Usiminas/Minas e o Banana Boat/Praia Clube será decisiva para a classificação das duas equipes na competição. A Usiminas/Minas ocupa o sexto lugar com 22 pontos e o Banana Boat/Praia Clube está na nona colocação com 17 pontos. No primeiro turno a Usiminas/Minas venceu o Banana Boat/Praia Clube por 3 sets a 1.

Divulgação

Nenhum comentário:

Postar um comentário