Páginas

quinta-feira, 5 de abril de 2012

(OUTROS) Medley/Cam​pinas se emociona com visita à Fundação CASA

André Heller fala para jovens da Fundação CASA (Foto: Divulgação/CBV)

Uma tarde que, certamente, ficará guardada na memória de todo o elenco do Medley/Campinas. Nesta quarta-feira (4), jogadores e comissão técnica da equipe visitaram a Fundação CASA (Centro de Atendimento Socioeducativo ao Adolescente) da cidade, na Vila San Martin. Cerca de 70 internos tiveram a oportunidade de conversar e bater bola com o campeão olímpico e mundial André Heller e seus companheiros, atividade que marcará o campeonato interno anual de vôlei da unidade, previsto para começar neste mês.

Jogadores e internos conversaram por cerca de 1 hora e depois foram para a quadra testar alguns fundamentos de vôlei. Como os adolescentes já sabiam da visita, a expectativa era grande e as dúvidas já estavam na ponta da língua. Eles perguntaram aos atletas sobre a rotina de treinos e competições e quiseram saber de onde havia surgido o gosto pelo esporte. "No começo, eles ficaram preocupados em demonstrar respeito, mas perceberam que são gente como a gente e foram se soltando", contou Heller.

Com tantos títulos na carreira e experiências vividas, o capitão do Medley/Campinas disse que se emocionou durante a visita e ressaltou que o encontro foi uma lição de vida. "Foi muito enriquecedor. Pudemos conhecer uma realidade muito diferente da nossa, que, a princípio, acreditávamos ser triste. Mas descobrimos pessoas com esperança e com potencial, tanto pessoal como profissional,  para ser desenvolvido."

Heller contou que ele e os colegas tentaram quebrar a barreira entre o time e os internos. "Queríamos passar que somos pessoas comuns e, muitos, de origem humilde, como alguns deles. Deixamos claro que estávamos entre iguais. Eles são jovens como tantos outros, mas que, por algum motivo que não nos diz respeito, precisam estar lá dentro e devem aproveitar isso para evoluir. Sem dúvida, foi inesquecível para nós e espero que tenha sido para eles também. Quero programar outras visitas para continuar contribuindo e aprendendo."

Além de incentivar os adolescentes a disputar o torneio, o encontro teve como objetivo mostrar que é possível educar por meio do esporte. "Foi uma experiência única para ver de perto como funciona o trabalho de reintegração dos jovens à sociedade e tentar contribuir para isso. Pudemos passar nossos valores e usar o vôlei como ferramenta para indicar um novo caminho", ressaltou o supervisor do Medley/Campinas, Fernando Maroni.

O dirigente falou sobre respeito e alertou sobre o uso das drogas. "Assim como na vida, no esporte é fundamental  respeitar os companheiros de equipe, o treinador e, também, os adversários, porque só assim conquistamos o respeito das pessoas", disse. "Também chamei a atenção para as consequências do uso de drogas, problema que, cada vez mais, atinge a sociedade", contou.

Dirceu Ferreira Penteado Neto, responsável pelo setor esportivo da Fundação CASA de Campinas, elogiou a ação e comentou a importância do contato dos internos com os jogadores. "Muitos que estão aqui não terminaram os estudos e podem seguir o exemplo de atletas que fizeram isso e construíram uma carreira. É um grande incentivo para eles", disse, destacando, também, como isso pode motivá-los para o campeonato interno. "Nós falamos um pouco sobre vôlei nas aulas, mas esta visita, com certeza, vai aumentar o interesse deles pelo esporte e, principalmente, pelo torneio que estamos organizando."

A Fundação CASA assiste jovens entre 12 e 21 anos em 142 centros espalhados por todo o estado de São Paulo. Com medidas socioeducativas, a instituição tem por objetivo a reinserção dos adolescentes infratores à sociedade. Além do esporte, a entidade promove atividades culturais e profissionalizantes.

Divulgação

Nenhum comentário:

Postar um comentário