Páginas

segunda-feira, 9 de abril de 2012

(SUPERLIGA) Fernanda Venturini se despede do vôlei e da Unilever na final da Superliga

Fernanda se prepara para sua definitiva aposentadoria (Foto: Daniel Ramalho/adorofoto)

Quando a equipe Unilever entrar em quadra neste sábado (14/4) para a sua 11ª final na Superliga, a oitava consecutiva, a levantadora Fernanda Venturini terá motivos de sobra para se emocionar. Aos 41 anos, a jogadora irá se despedir do vôlei, e em especial da torcida carioca, no maior clássico da modalidade feminina no país. O tradicional confronto entre Unilever e Sollys/Nestlé, às 10 horas, no Maracanãzinho, marcará a última partida da carreira de Fernanda, considerada uma das melhores da história do vôlei mundial na posição. A partida terá transmissão da TV Globo.

Depois de aceitar o desafio de voltar às quadras nesta temporada pela Unilever, após três anos sem jogar, Fernanda Venturini diz que chegou a hora de, definitivamente, dar adeus à sua vida de atleta.

"Foi uma experiência gostosa, prazerosa em relação ao convívio na equipe. Isso, com certeza. Mas, por outro lado, precisei conviver com problemas físicos, entre eles o desgaste da cartilagem articular do joelho e a hérnia cervical, que dificultaram muito o meu desempenho. Isso não foi nada agradável. Não treinei direito como eu gostaria e não quero o sofrimento de ter que tomar remédio para jogar", diz Fernanda, que é casada com o técnico Bernardinho e mãe de Júlia, de 10 anos, e Vitória, de 2.

"Só tenho a agradecer por tudo o que conquistei. O vôlei me deu a melhor coisa do mundo: um marido maravilhoso, com o qual tive duas filhas lindas. Crianças precisam de mãe. Agora vou tomar conta delas, estar mais tempo junto, e tocar minha franquia da Fórmula (academia de ginástica).

Sem medo do favoritismo

Sobre o Sollys/Nestlé, Fernanda diz que o adversário tem o melhor elenco da temporada e, por isso, chega à final como favorito ao título.

"Eles contam com a Hooker, uma das melhores opostas do mundo, além de Adenízia (central), Fabíola (levantadora), Tandara (ponta) e Thaísa (central), que estão fazendo um grande campeonato. Nós, infelizmente, não pudemos contar com a Natália. Mas o jogo é jogado. E vamos tentar jogar com inteligência para driblar as dificuldades. Muitas vezes elas eram favoritas e fomos lá e beliscamos o título. Tudo pode acontecer", diz Fernanda, que já foi 12 vezes campeã nacional, sendo três delas pela Unilever nas temporadas 1997/98, 1999/00 e 2005/06.

Durante essa semana decisiva, a Unilever vem treinando em dois períodos diários, tanto na Escola de Educação Física do Exército, na Urca, como no ginásio do Maracanãzinho, Heptacampeã, a equipe carioca enfrentará a tetracampeã Sollys/Nestlé, equipe com a qual decidiu as últimas sete edições da competição, vencendo cinco delas. Os dois times se enfrentaram 66 vezes na Superliga, com 37 vitórias da Unilever e 29 do Osasco.

Divulgação

Nenhum comentário:

Postar um comentário