Páginas

domingo, 20 de março de 2011

(SUPERLIGA) Clássico mineiro esquenta quartas de final da Superliga Masculina

Em casa, MOC contará com torcida para superar rival Vivo/Minas (Foto: Divulgação)

Minas Gerais conseguiu classificar as três equipes representantes do estado para os playoffs da Superliga Masculina 10/11. Mas, a partir desta SEGUNDA-FEIRA (21), duas delas estarão frente a frente e somente uma prosseguirá na luta pelo título da competição. BMG/Montes Claros e Vivo/Minas farão o clássico do pão de queijo nas quartas-de-final da competição. O primeiro duelo será disputado no ginásio Tancredo Neves, em Montes Claros, a partir das 21h45, com transmissão ao vivo do canal Sportv.

O clássico mineiro terá um charme especial. De um lado, a equipe mais tradicional entre os finalistas, o Vivo/Minas. O time dirigido por Marcelo Fronckowiak participou de todas as edições da Superliga e é, junto com a Cimed, a equipe que mais vezes conquistou a medalha de ouro, com quatro títulos. Do outro lado da rede, está o BMG/Montes Claros, que disputa pela segunda vez a competição. O grupo comandado pelo técnico Talmo de Oliveira chegou à final logo na sua temporada de estreia e ficou com a medalha de prata.

Durante a fase classificatória, o BMG/Montes Claros foi mais regular e terminou na quarta colocação, com 48 pontos. Foram 20 vitórias e oito derrotas. Já o Vivo/Minas acabou a fase inicial na quinta colocação, com 46 pontos, com 18 triunfos e 10 resultados negativos.

Nas quartas-de-final da última Superliga, o BMG/Montes Claros também duelou com um time tradicional. Naquela ocasião, o Brasil Vôlei (SP), atual BMG/São Bernardo. Para o técnico Talmo de Oliveira, esta série será tão difícil quando foi a da temporada passada.

“Passaram os oito melhores times para esses playoffs. Todos os jogos são clássicos. A partir de agora, não tem jogo fácil. Serão todos muito complicados. Esse duelo contra o Vivo/Minas está totalmente aberto. Será preciso tirar proveito das forças e aproveitar as deficiências dos adversários. Quem souber fizer isso e ser regular levará vantagem”, conta Talmo.

Para o campeão olímpico em Barcelona/92, o Vivo/Minas é uma equipe completa. “É um time muito forte, que joga rápido. Temos que respeitá-los, pois sabemos de toda a sua potencialidade. Eles têm uma variação de jogo forte e um potencial de ataque muito bom”, ressalta o treinador, lembrando que o fator casa pode fazer a diferença.

“Geralmente, num confronto tão equilibrado quanto este, o fator casa não faz tanta diferença. Mas temos que nos aproveitar desse lado positivo. Nossa torcida comparece em peso sempre e joga junto com a gente. Vamos buscar esta primeira vitória diante dos nossos torcedores para sairmos na frente”, disse o treinador.

Vantagem do interior

Apesar de o confronto entre as duas equipes ser recente, já virou tradição e é sempre recheado de muita emoção. Na história da Superliga, já foram quatro confrontos e o BMG/Montes Claros venceu três.

Na temporada passada, o time do interior ganhou as duas partidas. Nesta Superliga, o equilíbrio é maior e o mando de quadra faz a diferença. No turno, vitória de 3 sets a 0 do BMG/Montes Claros, em casa. No returno, foi a vez de o Vivo/Minas ganhar pelo mesmo placar diante dos seus torcedores.

Em ascensão

A regionalização é maior atração do confronto. Do lado do Vivo/Minas, o levantador Marlon destaca que a equipe precisa estar bem preparada psicologicamente, já que somente uma seguirá na Superliga.

“É uma disputa regional e a luta aí é além da Superliga, pois entra a questão local e as partes querem a supremacia. É um confronto de times equivalentes e, com isso, o fator casa pode fazer alguma diferença. Mas a grande preparação mesmo é com o fator psicológico, pois temos que estar focados nesta série. Somente um time passará para a etapa seguinte”, avalia Marlon, campeão mundial com a seleção brasileira, no ano passado, na Itália.

Marcelo Fronckowiak, técnico do Vivo/Minas, lembra que a equipe cresceu no momento certo da competição. “Nas últimas rodadas da fase classificatória, aproveitamos para dar mais rodagem e colocar todos os atletas em condições de jogo. A partir de agora, contamos com todos e eles precisam dar o seu máximo. Este playoff será um duelo histórico nas edições da Superliga, por se tratar de um clássico regional e com muito equilíbrio. Subimos de produção no returno, sempre pensando neste momento da competição”, diz Fronckowiak. Na última rodada, o time mineiro venceu, por 3 sets a 1, o Volta Redonda (RJ).

O Vivo/Minas contará com dois espiões dentro de quadra. Na temporada passada, os ponteiros Ezinho e Diogo defenderam o BMG/Montes Claros na final da competição contra a Cimed.

Divulgação

Nenhum comentário:

Postar um comentário