Páginas

sexta-feira, 25 de março de 2011

(SUPERLIGA) Pinheiros/Mackenzie x Usiminas/Minas: Confronto de veteranos

Paulo Coco pede tranquilidade as comandadas diante da Usiminas (Foto: Divulgação)

A Usiminas/Minas e Pinheiros/Mackenzie se enfrentam amanhã (26), às 15h, no Ginásio Henrique Villaboin, na capital paulista, abrindo a série melhor de três jogos da fase quartas de final desta 17ª Superliga Feminina de Vôlei 2010/2011.

Paulo Coco: “estamos voltando a nossa melhor forma”

Pinheiros/Mackenzie e Usiminas/Minas são duas das equipes mais tradicionais do voleibol brasileiro e participaram de todas as Superligas. Na edição 10/11, somente uma delas disputará as semifinais.

O confronto promete muito equilíbrio, já que os times terminaram a fase classificatória com campanhas bastante parecidas. O Pinheiros/Mackenzie terminou na quarta colocação, com 39 pontos (17 vitórias e cinco derrotas). A Usiminas/Minas ficou em quinto lugar, com um ponto a menos (16 triunfos e seis resultados negativos).

O retrospecto das equipes nesta Superliga aponta novamente equilíbrio. Os times duelaram duas vezes com uma vitória para cada lado. Em São Paulo, vitória do Pinheiros/Mackenzie por 3 sets a 2. Em Belo Horizonte, o placar foi o mesmo, mas a favor da Usiminas/Minas.

Por isso, o técnico do Pinheiros/Mackenzie, Paulo Coco, acredita que o time que tiver mais tranquilidade nos momentos decisivos conseguirá a classificação. “Nosso playoff é, ao lado do Vôlei Futuro e Macaé Sports, o mais equilibrado desta fase. Será uma partida decidida nos detalhes. O time que tiver a maior lucidez na hora certa sairá vencedor. Nossa equipe está em ascensão e estamos voltando a nossa melhor forma, que apresentamos no Campeonato Paulista e no começo da Superliga”, afirma o treinador.

Para Paulo, a força da Usiminas/Minas vai além das jogadoras estrangeiras do elenco. “É um time muito equilibrado. No ataque, a cubana e a americana são os grandes destaques. Mas o time tem outras peças importantes que tornam o grupo bastante homogêneo. Eles têm duas excelentes meios de rede (Natasha e Renata) e uma levantadora (Claudinha) que está se firmando a cada jogo. A Michelle também garante o equilíbrio na recepção e na defesa”, avalia.

Em toda a história da Superliga, Usiminas/Minas e Pinheiros/Mackenzie estiveram frente a frente 42 vezes. O time mineiro leva vantagem: venceu 30 partidas e perdeu as outras 12.

Usiminas/Minas quer voltar às semifinais

Usiminas/Minas que voltar a disputar uma semifinal (Foto: Divulgação)

Há três temporadas, a Usiminas/Minas não consegue chegar às semifinais da Superliga. A última participação nesta fase da competição foi na edição 06/07, quando terminou na terceira colocação. Para passar das quartas-de-final, o time mineiro respeita o adversário, mas está confiante no poder da sua equipe.

“Acredito que será um duelo de iguais. Durante esta semana, estudamos o adversário. Vamos para São Paulo em busca de uma vitória para trazer a vantagem aqui para Belo Horizonte”, diz Jarbas Soares, técnico da Usiminas/Minas.

Levantadora da Usiminas/Minas, Claudinha diz que a equipe não poderá perder a concentração, mesmo jogando na casa do adversário. “Temos que entrar focadas, tranquilas com o lado psicológico e bem preparadas fisicamente”, destaca o atleta.

A força da Usiminas/Minas está no ataque estrangeiro. A cubana Herrera é a segunda maior pontuadora da competição, com 392 pontos – 370 de ataque, 18 de bloqueio e quatro de saque. A ponteira está apenas atrás da campeã olímpica Sheilla, da Unilever, que soma 407 acertos. Herrera é a melhor atacante da Superliga até o momento, com 27,58% de aproveitamento.

A oposto norte-americana Nicole Fawcett é a quinta maior pontuadora da competição, com 358 acertos (300 de taque, 44 de bloqueio e 14 de saque), e a quarta colocada no ataque, com 23,56% de eficiência.

Divulgação

Nenhum comentário:

Postar um comentário