Páginas

quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

(SUPERLIGA B) Superliga masculina B é oficializada pela CBV

Série B da principal competição entre clubes começa em janeiro (Foto: Divulgação/CBV)

A Confederação Brasileira de Voleibol (CBV) lançará em 2012 a disputa da primeira edição da Superliga B masculina de vôlei. Ao todo, oito times começarão a luta pelo título a partir de janeiro. A competição ocorrerá em paralelo à primeira divisão e classificará o campeão para a Superliga A na temporada 12/13. O objetivo da CBV com a criação do torneio é dar uma maior equilíbrio às duas disputas e ampliar o alcance geográfico.


Seis estados disputarão a Superliga série B. São Paulo terá três representantes: Funvic/Midiafone, de Pindamonhangaba; Santo André e Climed/Atibaia. Os outros times são: Morro da Fumaça (SC), Sport Clube do Recife (PE), UFC/Ceará (CE); APAV/Canoas (RS) e Clube do Remo (PA).

Os times estarão divididos em dois grupos. Na chave A, estarão: Funvic/Midiafone, Morro da Fumaça, Sport Clube do Recife e UFC/Ceará. Santo André, Climed/Atibaia, APAV/Canoas e Clube do Remo formam a chave B.

“A criação da Série B é o fortalecimento da Superliga. A disputa por um lugar na série A será intensa. Com este formato equilibramos as forças e estamos dando uma importância ainda maior ao campeonato. Vamos começar com a disputa da competição masculina e, na próxima temporada, a intenção é ter também a disputa feminina”, avalia Renato D´Avila, superintendente técnico da CBV.

O sistema de disputa é diferente da Superliga A. Na fase classificatória, as oito equipes serão divididas em dois grupos de quatro. Ao todo, os times disputarão quatro etapas classificatórias no sistema de grand prix. Em cada disputa, uma equipe sediará os jogos e receberá em seu ginásio as outras três. Todos jogarão contra todos e acumularão pontos dentro de seu respectivo grupo.

Ao final da fase classificatória, os dois primeiros colocados de cada grupo passarão para as semifinais, que serão disputadas em uma série melhor-de-três partidas. Os vencedores passarão para a final.

O sistema de pontuação será o mesmo adotado na Superliga A. A tabela da competição e o regulamento serão divulgados em janeiro.

Com a criação da nova categoria, a Liga Nacional 2012 passará a classificar o campeão para a disputa da Série B da Superliga.

Divulgação

Nenhum comentário:

Postar um comentário