Páginas

quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

(SUPERLIGA) Superliga Masculina é lançada em São Paulo

Superliga Masculina foi lançada nesta quinta-feira em São Paulo (Foto: Divulgação/CBV)

Estátuas vivas se misturaram às estrelas do voleibol brasileiro durante o lançamento da 18ª edição da Superliga Masculina de vôlei. Nesta QUINTA-FEIRA (08.12), em São Paulo, a Confederação Brasileira de Voleibol realizou a abertura oficial do principal campeonato entre clubes do Brasil. Técnicos, atletas e dirigentes se reuniram para celebrar àquela que tem tudo para ser a competição mais equilibrada de todos os tempos.

Ao todo, 12 times lutarão pelo título da Superliga: BMG/Montes Claros (MG), BMG/São Bernardo (SP), Cimed/Sky (SC), Londrina/Sercomtel (PR), Medley/Campinas (SP), RJX (RJ), Sada Cruzeiro (MG), Sesi-SP, Vivo/Minas (MG), UFJF (MG), Vôlei Futuro (SP) e Volta Redonda (RJ).

O presidente da Confederação Brasileira de Voleibol, Ary Graça, não pode estar presente ao evento, pois está no exterior em compromissos com a Federação Internacional de Voleibol (FIVB). Ary Graça foi representado pelo superintendente técnico da CBV, Renato D´Avlila.

“A Superliga é uma competição que envolve muitos profissionais. E temos que agradecer a todos eles, patrocinadores, clubes, parceiros, atletas, federações, ... A Superliga é a menina dos olhos da CBV. Temos muito orgulho deste campeonato que evolui a cada ano. Esta edição tem tudo para ser extraordinária. As coisas não são fáceis de serem conquistadas. Se olharmos para cinco anos atrás vemos o quanto evoluímos”, disse Renato D´Avila.

O atual campeão, o Sesi-SP, treinado por Giovane Gavio, lutará pelo bicampeonato. Enquanto isso, Vivo/Minas e Cimed/SKY buscarão mais um título para se tornarem a equipe com o maior número de conquistas da Superliga. Até a última edição, as equipes haviam conquistado quatro títulos cada.

Na 18ª edição, as novidades ficam por conta da chegada de dois clubes: o RJX e a UFJF. O time carioca, patrocinado pela empresa EBX, montou uma estrutura de alto nível e contará com atletas da seleção brasileira, campeões mundiais: o central Lucão, o oposto Théo, o levantador Marlon e o líbero Alan. Já o time de Juiz de Fora é apoiado pela Universidade Federal e conquistou a vaga ao terminar a Liga Nacional 2011 na segunda colocação.

“Temos um time forte e experiente com jogadores de seleção. Vamos brigar pelo título, mas acredito que essa será a Superliga mais equilibrada de todos os tempos. Pelos menos cinco ou seis times vão lutar pelo lugar mais alto do pódio. As equipes consideradas mais fracas também vão incomodar. Com o novo sistema de pontuação não podemos marcar bobeira”, afirmou o central Lucão.

Juiz de Fora de volta ao cenário do voleibol nacional

Juiz de Fora tem tradição em revelar grandes nomes para o voleibol brasileiro. Os campeões olímpicos Giovane Gavio e André Nascimento, além da medalhista olímpica Márcia Fú são filhos da terra. Nesta temporada, a cidade mineira terá um representante na principal competição do voleibol brasileiro. A equipe á apoiada pela Universidade Federal de Juiz de Fora.

Um dos grandes nomes da equipe é o central Jardel. O atacante, que jogou na Cimed na última temporada, mudou de cidade e já está totalmente adaptado à nova casa. “Fomos os últimos a nos estruturar para a Superliga. Mas conseguimos montar um time competitivo, num tempo recorde. Em sete semanas, criamos um bom elenco. Temos uma estrutura que não perde em nada para os grandes times desta Superliga. A cidade tem tradição no esporte e respira voleibol”, contou Jardel.

Outra novidade foi a junção da Sky à Cimed. Com a chegada do novo patrocinador, o time catarinense ficou ainda mais forte com o reforço dos campeões olímpicos Giba e Gustavo. “Esta Superliga será recheada de muita emoção. Tem tudo para ser ainda mais equilibrada do que a última. Tivemos a chegada de mais um time com muito investimento, que é o RJX. Mas outras equipes também se reforçaram. Além disso, tivemos o casamento da Cimed com a Sky. Com esta união, a Cimed/Sky tem tudo para voltar a disputar a final”, disse Giba.

Equilíbrio deve ser a tônica da Superliga

Entre os convidados do Lançamento da Superliga, quase nenhum apostou suas fichas num grande favorito. Campeão olímpico e melhor recepção da última Copa do Mundo, o líbero Serginho, atual campeão com o Sesi-SP, não aponta nem mesmo o seu time entre os favoritos.

“Eu não apostaria o meu dinheiro nem no meu time”, brincou Serginho, líbero do Sesi-SP, ao referir-se ao equilíbrio da Superliga 11/12. “O Sesi-SP será mais um dos fortes times na disputa pelo título desta edição.O nível técnico da competição será altíssimo. É até difícil apontar os favoritos. Poso esquecer de alguém, mas RJX, Sada Cruzeiro, Cimed/Sky, Vôlei Futuro e Vivo/Minas formaram fortes times.

Clássico na estreia

Logo na primeira rodada, a Superliga Masculina terá um confronto que promete ser um dos futuros clássicos do voleibol brasileiro. Atual campeão, o Sesi-SP receberá o RJX, neste SÁBADO (10.12), a partir das 11h30, no ginásio do Sesi da Vila Leopoldina, em São Paulo. O canal Sportv transmitirá ao vivo.

“Essa Superliga não terá jogo fácil. Os times estão equilibrados. Alguns dos nossos jogadores estão chegando da seleção e ainda não tiveram tempo de respirar. Ao longo da competição vamos encontrar o nosso melhor ritmo. A nossa estreia no campeonato já será um novo clássico, pois o RJX montou uma equipe forte e brigará pelo título”, afirmou Giovane Gavio, técnico do Sesi-SP.

Outros quatro jogos agitarão a primeira rodada no SÁBADO (10.12). Em São Bernardo do Campo, o BMG/São Bernardo receberá o tradicional Vivo/Minas, a partir das 11h, no ginásio Baetão. Em Campinas (SP), no ginásio Taquaral, a Medley/Campinas duelará contra o BMG/Montes Claros, às 18h. Dois jogos serão realizados às 19h. Em Volta Redonda, o time da casa medirá forças com o Sada Cruzeiro, no ginásio do Clube dos Funcionários da CSN. Em Juiz de Fora, a UFJF jogará contra o Vôlei Futuro, no ginásio da Universidade Federal de Juiz de Fora

A primeira rodada será encerrada no DOMINGO (11.12) com o duelo entre Londrina/Sercomtel e Cimed/SKY. O jogo será disputado às 15h, no ginásio Moringão, em Londrina (PR).

Divulgação

Nenhum comentário:

Postar um comentário